Ações em duas metrópoles marcam nova fase de mapeamento em caminhos complexos, com permissão em análise e plano para lançamento comercial em cidades vizinhas.
Nesta segunda-feira (7 de julho de 2025), a Waymo, divisão de veículos autônomos da Alphabet, anunciou o início de duas expedições, chamadas “road trips”, em Filadélfia e Nova York, como parte de sua estratégia para ampliar sua presença no Nordeste dos EUA.
Esses road trips não significam que a operação comercial esteja próxima. Trata-se, principalmente, do envio de uma pequena frota de veículos conduzidos por humanos, mas equipados com o sistema Waymo Driver, para mapear ruas, avenidas e rodovias das novas cidades. Após essa fase, os carros ainda percorrem o destino autonomamente, porém ainda com um condutor de segurança a bordo, para coletar dados cruciais e aprimorar a inteligência do sistema.
Antes delas, em 2025 a empresa realizou road trips em Houston, Orlando, Las Vegas, San Diego e San Antonio. O modelo já deu certo antes: no fim de 2023, o road trip até Santa Monica levou à implantação de serviço comercial em Los Angeles, inclusive em Santa Monica, Beverly Hills e Hollywood.
Em Filadélfia, a Waymo direcionará seu polo de coleta de dados aos trechos mais desafiadores: as regiões centrais, freeways e diversas vizinhanças, incluindo North Central, Eastwick, University City e áreas próximas ao Rio Delaware, operando em horários variados do dia. Já em Nova York, a empresa planeja dirigir manualmente seus veículos de Manhattan, desde próximo ao Central Park até The Battery, além de mapeamentos em Downtown Brooklyn, Jersey City e Hoboken, em Nova Jersey.
Em junho, a Waymo protocolou pedido junto ao Departamento de Transporte de Nova York para realizar testes autônomos com condutor de segurança. Até o momento, ainda aguarda a liberação. E apesar de tal aprovação concretizar parte do plano, a Lei de AVs do estado exige a presença de um operador humano, algo que a Waymo debate buscar alterar.
O histórico da Waymo reforça que road trips podem ser incubadoras de operações comerciais. Ela já testa robotáxis em Atlanta, Austin, Bay Area, Los Angeles e Phoenix, somando mais de 250 mil corridas por semana. A empresa mira o lançamento em Miami ainda este ano e prometeu entrada em Washington D.C. em 2026.