Compartilhe com sua comunidades

A experiência invisível

Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial. A companhia implementou sistemas que otimizam rotas em tempo real, alocam aeronaves com base em dados de passageiros e integram operações em uma interface única. O resultado? Milhares de minutos economizados e uma experiência de voo significativamente aprimorada.

Esse exemplo ilustra uma tendência crescente: a tecnologia está se tornando cada vez mais invisível, mas profundamente integrada à experiência do usuário. Assim como no esporte, no qual sensores e algoritmos analisam desempenhos para aprimorar treinamentos e estratégias, no mundo corporativo, a IA trabalha nos bastidores para oferecer experiências mais fluidas e personalizadas.

A inteligência artificial, nesse novo cenário, deixa de ser uma interface e passa a ser uma engrenagem invisível. Seu valor não está em se mostrar sofisticada, mas em ser precisa, contextual e, principalmente, útil. Quando funciona bem, não chama atenção — apenas faz com que tudo pareça mais simples, mais rápido, mais intuitivo.

A verdadeira inovação não está apenas na tecnologia em si, mas na capacidade de utilizá-la para criar experiências que, embora imperceptíveis em sua operação, são profundamente impactantes em sua entrega.

A experiência do usuário é o novo campo de batalha, vencer não é apenas sobre o que é visível, mas sobre o que é sentido. E, muitas vezes, o que é mais sentido é justamente aquilo que não se vê.

Ricardo DAguani

CTO da Serinews

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O crescimento do setor têxtil global é impulsionado por automação, sustentabilidade e novos materiais. Mercado deve alcançar R$11,2 trilhões em 2025....
O mercado global de digital signage cresce com força, impulsionado por telas de LED, gestão em nuvem e inteligência artificial....
Amazon, Meta e Oracle lideram cortes no setor de tecnologia em 2025, realocando recursos para IA e automação para elevar eficiência e margens....
Paralisação do governo dos EUA atrasa certificações da FCC e afeta lançamentos de tecnologia, com prejuízo de R$ 2,4 bi ao setor....
Com investimentos trilionários até 2030, a China acelera sua independência tecnológica em chips, IA e 6G no plano “Made in China 2030”....
Mercado de comunicação visual cresce 6,2% ao ano e ganha foco na Viscom Italia 2025, com avanços em automação, LED e impressão sob demanda....