Salão Tech do Senac Fashion Rio apresenta novidades
Evento foi criado para apresentar aos lojistas de moda os lançamentos de produtos e serviços que agregam o que há de mais moderno em tecnologia para o setor
O Salão Tech do Senac Rio Fashion Business reuniu 40 expositores numa área exclusiva de 2 mil m², onde os visitantes da maior bolsa de negócios da moda na América Latina, encerrada na última quinta-feira, na Marina da Glória, conheceram as novas tendências do comércio.
Varejo Monitorado
Uma das novidades foi o sistema MFace, da empresa de tecnologia Milonga, que oferece aos lojistas a possibilidade de rastrear o cliente: é o Big Brother chegando ao comércio. Em segundos, uma câmera registra a imagem do consumidor, que diz seu nome, telefone e e-mail. O sistema fornece informações sobre as lojas da rede que mais visitou, por onde ele passou, que compras e quanto gastou. Informações preciosas para o comerciante, obtidas num piscar de olhos. Usado na Europa e Estados Unidos, o MFace provocou um crescimento de 30% nas vendas da C&A em Nova York, dentro de um pacote de novidades tecnológicas. Durante o Salão Tech, a Milonga também foi procurada por empresas de segurança e recebeu mais de 120 pedidos.
Vitrine sonora
Surge mais um apelo tecnológico para as grifes atraírem quem passa na frente das lojas. Um pequeno aparelho faz com que os vidros de uma vitrine toquem música sem a necessidade de caixas de som. A vitrine sonora foi mostrada pela Gomus. Com quatro dias de evento, a empresa, até então limitada entre o Rio e São Paulo, ampliou sua reprsentação para todos o país.
Touch Screen Fashionista
Imagine experimentar vários modelitos daquela loja que você ama e, em seguida, ter todos os looks disponíveis em fotos no espelho do provador. Essa é a novidade da Fictix. A cliente veste tudo o que gostou e a cada modelo toca no espelho (tela touch screen) instalado dentro do provador para ser fotografada. No final, as fotos com as diversas roupas experimentadas estarão disponíveis no espelho para a cliente decidir qual ficou melhor.
Interatividade
Vitrines totalmente estáticas ficaram no passado. Lojas agora usam vitrines interativas, como as apresentadas pela Plasma Sul e já adotadas nos Estados Unidos em lojas com as da Nike. Com temas relacionados a datas comemorativas, a exemplo do Natal e dos dias das Mães ou dos Namorados, a vitrine vira um grande painel no qual os produtos são projetados por trás de imagens que cobrem o espaço por inteiro. Basta o consumidor tocar na vitrine que as imagens (folhas, desenhos geométricos ou o que a imaginação criar) abrem brechas para que o produto apareça, realçado.
Prova virtual
Um transporte para o futuro pode ser experimentado no estande da NETbureau. Um tecido translúcido de três metros projeta em vídeo interativo a imagem de todos os que passam pelo evento. Ali, uma cabine virtual também capta a imagem do visitante, que pode “provar” roupas virtuais em uma TV de LCD. Tudo isso foi conferido durante o evento nas redes sociais em tempo real.
Modelos quase reais
A top model Isabeli Fontani não desfilou no evento, mas esteve em forma de manequim para o lojista que desejar incluí-la em sua vitrine. A inovadora tecnologia E-Models, criada pela Expor Manequins, permite que a modelo seja ‘escaneada’ e sua imagem vira um manequim tridimensional. Uma perfeita reprodução de uma modelo na forma de manequim, em diferentes poses e atitudes.
Sustentabilidade
A Pano Digital também investiu em sustentabilidade. Os tecidos produzidos e expostos no estande da marca – alguns já em forma de estofamento de sofá, em bolsas ou sapatos – são 100% orgânicos ou reciclados. Todos contêm na composição 15% de PET. Quinze famílias de baixa renda do estado do Paraná foram treinadas para reunir retalhos de mesma cor, a fim de evitar a adição de mais tinta na confecção dos tecidos digitalizados. O cliente pode levar um disquete com a estampa desejada ou escolher entre a variedade de opções oferecidas pela empresa.
Tecido digital e adesivo
A Criata também trabalha com tecidos orgânicos, 100% recicláveis, sustentáveis e ecológicos. As tintas usadas na impressão são totalmente a base de água e não contêm nenhum agente nocivo. Com ênfase em decoração, a empresa é a única que produz tecidos digitalizados adesivos, utilizáveis como papel de parede. Alguns cuidados garantem a qualidade do resultado final: os tecidos são pré-tratados, impressos, vaporizados, lavados e amaciados.