A cerveja é a terceira bebida mais consumida no mundo, depois da água e do chá

Além disso, é a bebida alcoólica mais antiga, datando de cerca de 5.000 a.C. na antiga Mesopotâmia, onde era muito valorizada pelos egípcios antigos, que acreditavam que sua deusa da fertilidade, Hathor, havia inventado a bebida. Nesta edição, vamos falar com Vanessa Brandão, responsável pelas marcas mainstream do Grupo Heineken (Amstel, Devassa e Tiger), e entender como um produto desse segmento se transformou após a pandemia, bem como o comportamento das principais marcas sob sua liderança em termos de resultados. É um desafio manter o legado iniciado em 1864 por Gerard Adriaan Heineken, em Amsterdã, na Holanda.

O Grupo HEINEKEN se tornou uma das principais cervejarias do mundo no século 20, presente em mais de 190 países. Em 1968, a empresa adquiriu a cervejaria holandesa Amstel, o que impulsionou ainda mais seus negócios. Nos anos seguintes, o Grupo HEINEKEN continuou a expandir globalmente, adquirindo outras cervejarias e marcas de cerveja, incluindo a mexicana Cuauhtémoc Moctezuma, a britânica Scottish & Newcastle e a brasileira Brasil Kirin.

A empresa produz uma grande variedade de marcas, incluindo a cerveja Heineken original, Amstel, Sol, Devassa, Tiger, Dos Equis, entre outras. O Grupo HEINEKEN também é conhecido por suas ações em causas sociais e sustentabilidade, estabelecendo metas para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa e apoiar projetos que promovem o desenvolvimento sustentável.

De acordo com o seu relatório anual de 2020, a empresa tem cerca de 85.000 funcionários em todo o mundo e suas receitas anuais são de aproximadamente 23,8 bilhões de euros. A empresa produziu um total de cerca de 16,4 bilhões de litros de cerveja em todo o mundo.

Vale entender se o comportamento de consumo mudou e quais foram os estímulos que deram um fim ao padrão estereotipado de usar mulheres para divulgar as marcas. Eram quase pôsteres de borracharias. Vamos entender como as marcas usam o esporte e eventos, como o Carnaval.

Essa talvez seja uma das edições mais incríveis, pelo gosto popular e pelas curiosidades econômicas, marketing e desafios para inovar. Dos mitos de que existem 1 milhão de pontos de vendas, ao desconhecido mundo de consumo que se multiplicou com o advento do delivery. E hoje, se você tivesse uma solução para apresentar para uma cervejaria, qual seriam os melhores caminhos? Vamos entender…

Mais em

Outubro 2024

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.