Referência em grandes eventos do setor de Life Science, Nadja Bento trabalha por um mercado mais esclarecido e capaz de gerar resultados para as empresas – sem fake news.
A conscientização sobre ciência e seu impacto positivo tem sido uma luz em tempos desafiadores. Nadja Bento, diretora do portfólio de Life Science da promotora de eventos NürnbergMesse Brasil, tem sido uma líder inspiradora nesse setor, unindo cientistas, indústria farmacêutica, cosmética e fornecedores em eventos que promovem o conhecimento e desmistificam informações falsas.
Em nossa entrevista, Nadja compartilhou a importância de acreditar no poder da ciência para impulsionar negócios e, acima de tudo, salvar vidas. Ao valorizar os avanços científicos, podemos alcançar um mundo com mais possibilidades para vivermos melhor. Esses eventos representam um verdadeiro bálsamo de esclarecimento, reforçando a importância das vacinas e combatendo o obscurantismo que prejudica a saúde pública.
É hora de celebrar aqueles que trabalham incansavelmente para promover a ciência, fornecendo soluções inovadoras e melhorando a qualidade de vida de todos. Com um olhar otimista, podemos superar desafios, garantir a disseminação correta do conhecimento científico e construir um futuro mais promissor, onde a ciência desempenhe um papel fundamental na criação de um mundo melhor para todos nós.
EMPRESÁRIO DIGITAL Como você se tornou uma figura de destaque no mercado e quais foram os principais fatores que contribuíram para o seu sucesso profissional?
NADJA BENTO Ao longo dos últimos 15 anos, concentrei minha carreira em feiras e eventos após me formar em Relações Internacionais pela Unesp Franca. Minha primeira experiência significativa foi na Expo Money, onde despertei o interesse de algumas pessoas que reconheceram meu potencial nesse mercado.
Embora tenha trabalhado principalmente na área comercial, senti a necessidade de me aprofundar em diferentes indústrias e setores nos quais atuei. Nesse caminho, tive a oportunidade de aprender com diversos líderes, alguns inspiradores e outros menos positivos.
Ao ouvir que eu não tinha potencial, isso me estimulou a buscar melhorias e despertou em mim o desejo de aprender. Enfrentei resistências, mas superei e cresci ainda mais.
EMPRESÁRIO DIGITAL Você pode dar um exemplo dessas posturas de lider?
NADJA BENTO Quando eu me tornei mãe, a primeira coisa que meu gestor fez na época não foi me dar parabéns. Ele correu até o calendário para ver se eu estaria de licença-maternidade em uma das entregas do evento. Ainda há muito despreparo na indústria para lidar com as mulheres. Mas, apesar disso, eu sabia que acharia o meu lugar.
Em 2019, eu entrei na NürnbergMesse Brasil, sob a liderança do João Paulo Picolo e do Diego de Carvalho, que são duas pessoas diferenciadas que despertam o seu melhor, trabalham para que você se liberte, para que você tenha confiança, cresça…
Era isso que eu buscava a vida inteira, de modo que encontrei o meu lugar de trabalho. E isso tem consequências nos resultados dos eventos que temos hoje. Entregamos a maior FCE de todos os tempos, com crescimento de 28% na área de exposição, 33% em visitação. É algo que vem de uma vontade muito grande de impactar.
EMPRESÁRIO DIGITAL Qual a diferença de promover eventos de Life Science em relação a outros tipos de feiras?
NADJA BENTO Costumo dizer que nós somos “feirólogos”. O “feirólogo” trabalha dentro daquele ecossistema e se envolve muito com o setor em que está atuando. Eu já trabalhei em diversos setores, mas o de Life Science me chamou atenção de uma forma muito especial. São indústrias que intervêm positivamente na vida de milhões de brasileiros. Os negócios que nós ajudamos a fomentar, as conexões que nós criamos, são para que possamos ter mais vacinas, mais medicamentos, mais cuidados de saúde, beleza, mais inovações dentro dos laboratórios, mais eficiência produtiva. É como se eu também estivesse dando a minha contribuição para a inovação, a ciência e a melhoria de vida de todos esses brasileiros. É uma gratidão muito grande poder fazer parte dessa cadeia que entrega tantos benefícios para toda a população.
EMPRESÁRIO DIGITAL Como surgiu a ideia de promover esses encontros e painéis entre profissionais renomados, e como isso tem contribuído para a transformação da indústria de Life Science no país?
NADJA BENTO Isso começou na pandemia. Foi quando nós descobrimos que tinha muita desinformação, e muitos profissionais ainda sem saber onde encontrar informações, onde ter contatos com órgãos reguladores… Nossa iniciativa foi no sentido de conectar governos, órgãos reguladores, grandes entidades e grandes nomes da indústria para trazer para as empresas de Life Science o que estava acontecendo de inovação, de tecnologia, o que tinha de novo no mercado. Nosso papel também foi de quebrar tabus. Por exemplo, eu tenho grande orgulho em dizer que nós entregamos o maior congresso brasileiro de cannabis medicinal. Um evento muito sério e que trata de uma forma responsável todas as questões científicas e regulatórias desse setor. O WNTC (We Need To Talk About Cannabis) que realizamos junto com Abiquifi reúne governos, entidades, órgãos reguladores, políticos e especialistas para discutir caminhos e, em especial, trazer esse medicamento para o SUS.
EMPRESÁRIO DIGITAL Como a inteligência de dados ajuda no seu trabalho?
NADJA BENTO A inteligência de dados foi fundamental para atingirmos o resultado que nós tivemos nos eventos. Desde o ano de 2020, contamos com um trabalho de olhar todos os dados que nós tínhamos e saber como trabalhá-los de forma inteligente. Entender quem são essas pessoas, se eu tenho a quantidade de pessoas correta, suficientes para atender à indústria que eu estou trabalhando, como essas pessoas querem se comunicar, qual é o interesse delas, o que elas precisam para desenvolver melhor os seus trabalhos… Isso é impactar diretamente na indústria. Aqui, na NürnbergMesse, nós desenvolvemos, em parceria com a Serinews Intelligence Service, um laboratório de dados.
EMPRESÁRIO DIGITAL Quais são as referências internacionais dos eventos que você promove? E como você acha que esse setor vai caminhar daqui para a frente?
NADJA BENTO O mercado europeu sempre foi uma grande referência em eventos. Nós somos uma promotora de feira alemã, mas eu ouso dizer que nossos eventos no Brasil não estão aquém da capacidade e da qualidade dos que temos na Europa. Na NürnbergMesse Brasil, a cada ano nós nos desafiamos para desenvolver novos produtos e projetos. Então, para atender melhor às nossas marcas, criamos um departamento chamado NMB Services. Isso para que o expositor possa ter uma entrega-chave na mão, com mais tranquilidade na realização de seu evento. Recentemente, lançamos outro departamento chamado On Demand, para que expositores e clientes possam ter uma solução customizada. “Qual é a sua dor?”, “O que você precisa, dentro e fora da feira?”, “Como que eu posso te atender?”. E também o laboratório de inteligência que eu comentei, para que o mercado de Life Science tenha um impacto mais positivo nos seus negócios.
EMPRESÁRIO DIGITAL Como você acredita que a ciência vai evoluir no contexto desses eventos no futuro?
NADJA BENTO A ciência faz parte da nossa vida a todo momento, e precisa deixar de ser um tabu, uma conversa só de cientistas, para fazer parte do nosso cotidiano. Queremos falar de ciência para todos. Porque nós precisamos de ciência para tomar qualquer decisão. Para escolher os melhores produtos para nosso uso pessoal, para nossa saúde. Então, tê-la no nosso cotidiano é uma questão fundamental. Por isso trazemos o assunto ciência de uma forma mais leve. De uma maneira que a área científica possa usufruir, mas que as outras áreas dentro da indústria entendam o papel e a importância daquilo que elas fazem na vida de tantas outras pessoas.
EMPRESÁRIO DIGITAL Você faz lives, esses eventos… Como isso tem impactado na sua vida profissional e pessoal?
NADJA BENTO É uma loucura, a rotina que a gente tem de atividades e conteúdos, de entrega de feiras, unindo com a rotina pessoal, de ser mãe… Mas é uma das coisas mais gratificantes. Nós atuamos diretamente para que as pessoas tenham mais informações e trazer inovação, conteúdo e ciência 365 dias para nossa indústria. Essas lives, esses conteúdos, eles vieram porque nossos eventos acontecem por três dias e são muito intensos. A indústria não para. As inovações não param. As informações não param. E o mercado precisava de uma fonte fiel e séria de conteúdos. Tenho muito orgulho de contar com uma equipe de muitas mulheres trabalhando comigo.
EMPRESÁRIO DIGITAL Qual é a importância da sua interação com os órgãos regulatórios?
NADJA BENTO É fundamental porque são eles que dão as diretrizes que a indústria precisa seguir nas suas regulamentações, nos lançamentos de novos produtos. Nós temos hoje um órgão muito sério e respeitado, que é a Anvisa, que também está em constante transformação, em constante melhoria. A indústria precisa acompanhar, entender e dialogar com esses órgãos. Fazer parte dessa conexão, poder unir mais essas pontes e trazer cada vez mais informação é ajudar essas indústrias a compreender e desenvolver melhor os seus trabalhos.
EMPRESÁRIO DIGITAL Como você vê os desafios para o futuro do setor de Life Science no Brasil?
NADJA BENTO São grandes. Nós tivemos a ciência como um todo muito desacreditada nos últimos anos. É como se a ciência, por algum momento, não fosse tão analítica e séria como ela é. Mas eu acredito que isso já está tendo uma grande reviravolta. Estamos entendendo o poder, a capacidade, a necessidade dos nossos estudos científicos. E o Brasil tem um polo científico e tecnológico fantástico. Um dos nossos propósitos de trabalho é trazer mais parcerias público-privadas, mais inovações dos pequenos polos, de tantas startups geniais. E de tantos estudos das universidades, porque elas têm inovações espetaculares e podem, sim, impactar nos nossos negócios.
EMPRESÁRIO DIGITAL Como os questionamentos aos fatos científicos que aconteceram nos últimos anos trouxeram dificuldades para o seu trabalho?
NADJA BENTO Falar de ciência é muito complexo, é muito difícil. E por muito tempo já houve um tabu que era: “cientistas falam de ciência”. Quando você pega um tema que cai dentro de uma fake news, torna-se muito difícil despertar o interesse das pessoas para ler a verdade, saber, querer mais informações. Um de nossos papéis foi nos projetar como uma fonte fidedigna de informação, para poder quebrar mitos e inverdades. Mas acredito que estamos chegando num momento de um pouco mais de calmaria em que, realmente, entendemos que as inovações científicas são fundamentais, importantes, fazem parte do nosso dia a dia.
Então precisamos, ainda, aplaudir muito a ciência do nosso país, que não desistiu; que, mesmo com tanta força contra, não parou de crescer, não parou de inovar.
EMPRESÁRIO DIGITAL Você pode citar algumas inovações que chamam mais atenção?
NADJA BENTO Estamos vendo o desenvolvimento das CAR-T Cells, a mais promissora cura para o câncer. Também vemos hoje vacinas sendo desenvolvidas para dependentes químicos de cocaína.
Medicamentos de cannabis que são muitas vezes alternativa única para um tratamento de epilepsia.
EMPRESÁRIO DIGITAL Qual é o desafio para promover o canabidiol? Porque muita gente, sem os fatos científicos, relaciona isso muito à maconha recreativa…
NADJA BENTO Cannabis sativa é uma planta como outras. Tem diversas funções.
O que a indústria farmacêutica está fazendo é aproveitar o potencial de cura dessa planta, que é gigantesco. Aliás, também tem um potencial para a indústria da moda, da beleza… É uma das plantas mais completas que eu conheço. Mas, por ela também ser usada para uso recreativo, faz-se um grande tabu. Então cria-se uma grande pressão contra o uso medicinal, responsável, regulamentado, dessa planta, inibindo que muitas pessoas possam ter a cura de diversas doenças. Hoje a cannabis medicinal é o único tratamento para várias fontes de epilepsia. Mas menos de 10% dos médicos prescrevem esse tipo de produto. Nós ainda temos uma grande luta na nossa indústria para produzir, ter aprovações e os produtos nas prateleiras.
EMPRESÁRIO DIGITAL O que houve de mudanças no seu mercado por conta da pandemia?
NADJA BENTO Desenvolvemos cinco anos em cinco meses. A pandemia abriu nossas perspectivas, tanto no mercado de feiras como na indústria de Life Science. Antes as conexões só aconteciam nos eventos de forma presencial. Hoje nós usamos de diversos meios de comunicação, que vão muito além desses três dias, para os contatos pessoais, para continuar aquecendo e fomentando essas indústrias. Por outro lado, nos questionamos muito sobre como essas pessoas estavam se sentindo, se entendiam que o conteúdo era para elas… Dentro dos nossos programas, do Conversa de Mercado, nós falamos de muitos desenvolvimentos científicos, mas também de carreira, de pressão, de dificuldades dentro do ambiente de trabalho… Porque não foi fácil para ninguém.