Marcas fortes obtêm resultado ao se conectar de verdade com as pessoas por meio de crenças e valores fortes.
O propósito de marca é hoje uma estratégia capaz de redefinir um negócio e fazer surgir oportunidades de crescimento que não seriam acessíveis de outra forma.
Além disso, o impacto de ter esse posicionamento claro e posto em prática vai além do ROI. As marcas se tornam mais atraentes como empregadoras (atraindo os melhores talentos) e também como potenciais parceiros e colaboradores.
Empresas de alto crescimento já perceberam isso. Esses negócios não se limitam ao seu campo de atuação atual e à venda de produtos e serviços. Ao invés disso, eles levam em consideração todo o ecossistema em que a marca está inserida, onde interesses se conectam e relacionamentos criam mais oportunidades, e deixam que o propósito guie esse caminho.
Hoje trouxemos 4 pontos-chave para entender, na prática, quais são os diferenciais dessas marcas movidas por propósito e porque elas realmente dão resultado.
1 – Elas defendem uma causa e têm um compromisso com a sociedade.
Ao se conectar com outras marcas e parceiros para executar o propósito, o alcance é ainda mais poderoso Parcerias dão credibilidade às marcas para falar sobre problemas sociais e ambientais, principalmente se elas. se unirem a especialistas. 76% das empresas concordam que parcerias são essenciais para alcançar metas de receita, segundo pesquisa da Forrester.
A Unilever é um exemplo disso, formando parceria com ONGs para promover ações de higiene, como saneamento em partes da África, com o detergente para banheiro domésticos, e programas de incentivo à lavagem das mãos na Índia, com o sabonete Lifebuoy.
2 – Elas se conectam verdadeiramente com sua audiência
E buscam entender profundamente como podem ajudar essas pessoas a atingirem seus objetivos de vida e serem melhores.
Recentemente, abordagens mais inclusivas têm sido adotadas, abraçando a fluidez de género e relacionamentos do mesmo sexo em campanhas.
Na campanha do Clio, a Renault saiu de uma abordagem mais patriarcal nos anos 90 com o comercial que trazia ‘Papa e Nicole’, para uma historia de romance lésbico em 2019. celebrando os 30 anos do carro.
3 – Elas se conectam verdadeiramente com sua audiência
É preciso coragem para manifestar aquilo que são em tudo que fazem, porque isso quer dizer “não” para algumas coisas. Quando uma marca se posiciona, ela cria um vínculo muito mais forte com as pessoas que pensam como ela.
Uma marca de propósito tem coragem de agir com coerência a partir do que acredita e se posiciona.
A marca de vodka Ab solut fez isso com a campanha True Colors of Slovakia. Em um dos países mais xenofóbicos da Europa, a marca se posicionou trazendo uma cantora eslovaca negra para a imagem da campanha e conectando ela com a música folclórica local.
RESULTADOS
- 13% foi o aumento nas vendas ano a ano
- 8% foi o aumento em brand awareness
4- Elas criam experiências únicas, que agregam valor na vida das pessoas
Colocando em prática seu propósito, temos o exemplo da Rexona. A marca fez uma parceria com o app de transporte Grab e criou o Gerak, um serviço de carona ativado por voz para pessoas com deficiência na Indonésia – pals com baixa Infraestrutura de mobilidade urbana para pessoas com dificuldade de locomoção.