Saber fazer networking de forma qualitativa é uma habilidade fundamental para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Foi pensando nisso que eu busquei oportunidades e criei estratégias para fortalecer a minha rede, desde o momento um da minha carreira! E, neste texto, quero contar um pouco dessas estratégias.
Network ou Networking?
Network, no sentido mais resumido, é a sua rede de contatos; já networking é a capacidade que você tem de aumentar essa rede. Essa rede de contatos representa todas as pessoas que você conhece, desde o seu nascimento. Mas, tome cuidado para não achar que, só porque conhece um monte de gente, você faz um bom networking. É importante analisar o quão qualitativa essa rede é para você.
Uma boa forma de avaliar isso é: quando você precisa de algo, ao entrar em contato com 3 pessoas da sua rede, você consegue o que precisa? Se sim, essa é uma rede que confia em você, enxerga credibilidade e está disposta a ajudá-lo.
Locais propícios ao Networking
Para quem não sabe, eu sou um empreendedor Endeavor, que é a maior rede de empreendedores em crescimento do mundo.
A missão dela é conectar estes empreendedores com mentores – uma verdadeira rede explosiva de networking.
Existem 3 camadas de empreendedores que a Endeavor atende:
1. Empreendedores em ritmo de crescimento acelerado;
2 Empreendedores que ainda estão em um patamar de
base, em processo de crescimento;
3. Pessoas que se interessam por empreendedorismo. Para estas, tem conteúdos muito bons no site endeavor.org.br.
Dicas de Networking
Logo acima, contei uma estratégia que uso e você facilmente pode aplicá-la. Mas, antes, preciso falar como, pois você precisa estar bem preparado para estas situações. Aqui vão alguns conselhos:
- Se você é uma pessoa tímida, procure ir acompanhada a estes eventos. De preferência com alguém que possa te gerar mais confiança para interagir.
- Prepare, previamente, uma espécie de pitch sobre o que você gostaria de falar para alguém importante que acabou de conhecer e/ou reencontrar.
- Sorria sempre.
- Aproveite os contextos em que você e a outra pessoa estão inseridos para começar um assunto.
Sobre agregar valor
Você já deve ter escutado sobre a importância de agregar valor ao falar com alguém a respeito das suas características e conquistas. Mas quero trazer outra perspectiva: você deseja muito conhecer uma pessoa e incluí-la na sua rede de contatos. Mas o que você tem a oferecer para ela? Por que ela se conectaria com você? Isso pode ser feito ao ensinar algo diferente, ao mostrar novos pontos de vista sobre determinado assunto, ou até mesmo ajudar alguém que você não conhece muito bem ainda.
A verdade é que toda vez que agregamos algo para alguém, automaticamente ocupamos espaço na mente dela. Isso é consequência da gratidão que qualquer ser humano tem quando é beneficiado por alguém. Você não se sente assim também quando fazem algo por e para você?
Use isso a seu favor! Mas é importante que seu interesse de ajudar seja genuíno, não somente para ganhar algo em troca. Isso com certeza não dará em um bom resultado fina