Desde 2020, as empresas ao redor do mundo precisaram se reinventar para conseguir se adaptar ao novo cenário com a pandemia do coronavírus. Além das mudanças de modelos de negócio, a comunicação corporativa também entrou na mira das transformações. Dados da pesquisa realizada pela BCG apontam que 61% das empresas aceleraram seus processos de transformação digital durante o último ano. Mas quais são as estratégias que precisamos seguir para nos preparar para esta nova era da comunicação?
Segundo o estudo “O que esperar da Comunicação Organizacional no Brasil”, produzido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), para 94% das organizações brasileiras, dentro da área da comunicação, o capital humano será tão importante ou até mais do que a tecnologia. E para 39% das empresas, as estratégias de comunicação que utilizam mídia própria, com conteúdo original distribuído pelos canais da organização, são vistas como mais valiosas no futuro.
Pensando neste cenário de estratégias para a gestão da comunicação organizacional, a interação com as novas audiências e criadores é uma das grandes promessas para 46% das empresas brasileiras.
Ainda mais para garantir as melhores práticas de ESG, que também dizem respeito à forma como as empresas se relacionam e treinam os seus funcionários, ou para certificar a transparência, fluidez e entendimento na comunicação do dia a dia. Dentro desse panorama, temos um novo protagonista: os vídeos interativos.
De acordo com um estudo recente publicado no blog Semrush, 43% dos usuários das redes sociais disseram que preferem vídeos interativos pelo fato de poderem escolher quais informações querem ver e em qual momento.
Já um outro levantamento, da Digital Video and The Connected Consumer, conta que 87% das pessoas tendem a usar mais de um aparelho ao mesmo tempo, fazendo com que elas passem do computador para o celular em questão de minutos. E é neste momento que o vídeo interativo entra como um diferencial, fazendo com que o espectador obrigatoriamente preste atenção nele, elevando a taxa de engajamento com o produto multimídia.
Em um vídeo interativo a comunicação não é unilateral, o receptor tem a oportunidade de interagir, diferente do tradicional, no qual esse receptor só é impactado e nada mais.
Esse novo formato permite que empresas, gestores e líderes possam entender melhor os seus colaboradores, dando, além de mais engajamento, uma experiência de duas vias, fornecendo também insights através das informações e dados obtidos. A realidade é que os vídeos interativos ganham cada vez mais voz e ouvidos, que contribuem com as estratégias de comunicação das empresas.
As empresas, ao investirem em vídeos interativos, estão investindo também em uma experiência diferenciada para seu público interno ou externo. Em um mundo cada vez mais digital, a interatividade através dos vídeos traz uma humanização, uma experiência e um novo jeito de consumir conteúdos, permitindo que o usuário deixe de ser passivo e se torne um agente ativo no processo de comunicação.
Aqui na PPT GO trabalhamos com o desenvolvimento desses vídeos interativos para auxiliar na forma como as empresas se comunicam com os seus consumidores e também com os seus colaboradores. Assim, a interatividade ganha destaque e isso eleva a qualidade dos seus produtos e serviços para que a sua mensagem seja a verdadeira protagonista desta história.