Você mudou algum hábito de consumo na pandemia? O movimento de consumo mais consciente acelerou nesses últimos anos e isso tem impactado diretamente os negócios.
Pesquisa realizada em 2020 pelo Instituto Akatu mostrou que mais de 70% dos consumidores, principalmente os mais jovens, querem que a iniciativa privada pare de agredir o meio ambiente e estabeleça metas para tornar o mundo melhor. Por isso estão preferindo marcas que tenham uma abordagem mais socialmente e ambientalmente responsável.
FONO: o medo do normal
Pessoas do mundo todo estão sofrendo de “FoNo” ou o “medo do normal”. Em síntese, é uma condição que traduz um sentimento inerente de não querer voltar à vida pré-covid, algo que muitas pessoas conseguem se identificar.
Há um medo real de que voltar ao antigo normal pode impactar todos os progressos feitos para combater as desigualdades sociais, raciais, ambientais e de gênero, e as pessoas têm tanto medo dos antigos sistemas que estão criando versões deles.
Isso mudou a relação das pessoas com o consumo
Elas passaram a priorizar produtos e serviços de marcas que tenham uma abordagem mais inclusiva, socialmente e ambientalmente responsável através de uma lente de consumo consciente.
ECOHACKS: novos movimentos
No TikTok, hashtags como #ecotok, #antirracismo e #ecohacks acumularam mais de 1,25 bilhão de visualizações no total. Ativistas de mídia social estão usando o formato ágil da plataforma para aumentar a conscientização sobre os
problemas mais prementes de hoje e, em seguida, incentivando os espectadores a fazer o mesmo. 54% dos usuários da plataforma, da geração Z dos EUA, sentem que as postagens do TikTok relacionadas ao ativismo social os incentivaram a se envolver em discussões com amigos e familiares.
Grandes players do mercado já entenderam essa mudança e estão revendo o seu portfólio de produtos e serviços, além de toda a sua cadeia de valor, para atender a esse novo comportamento.
E você? O que tem visto de transformações no varejo e na indústria impulsionadas sob essa ótica?