Recentemente, o Brasil voltou à capa a revista britânica The Economist de forma não muito lisonjeira. Impossível não lembrar da icônica capa com o Cristo Redentor voando alto, com o título “Brasil Decola”, em 2009.
De lá para cá, submergimos. Razões não faltaram. Uma delas foi a desindustrialização a que o país foi submetido pelos governos de Lula e Dilma. De 2004 a 2016, a indústria brasileira ficou para trás do varejo em todos os anos, sem nenhuma exceção. Neste período, várias medidas foram tomadas para incentivar o consumo, mas nada foi feito para incentivar a produção no país.
Com mais crédito disponível, as pessoas foram às compras, inicialmente aumentando as vendas das empresas, as contratações e os salários. Com a alta dos salários, subiram os custos de produção por aqui. Sem medidas para aumentar a produtividade que pudessem compensar este efeito, as fábricas foram fechando. Era mais barato trazer os produtos de fora do país do que produzi-los aqui. O consumo crescia, mas a produção não acompanhava.
Como bem ilustra a famosa fábula da cigarra e da formiga, um país não pode eternamente consumir mais do que produz. Inevitavelmente, com o fechamento das fábricas e consequente destruição dos empregos, o Brasil entrou em uma uma crise econômica. A crise causou uma alta do dólar – que encareceu os produtos importados – e um enorme aumento do desemprego – que derrubou os salários, reduzindo o custo de produção e, temporariamente, restaurando a competitividade dos produtos feitos aqui.
No ano passado veio a Reforma Trabalhista, que reduziu significativamente o número de processos trabalhistas e, por consequência, os custos jurídicos para as empresas, permitindo que elas pudessem pagar mais aos trabalhadores, gastando menos por conta da redução dos seus custos com a Justiça Trabalhista. Resultado? A indústria superou o comércio pela primeira vez em 14 anos.
Se o próximo governo for capaz de tomar novas medidas que reduzam o custo de produção no país, como a Reforma Tributária, a desburocratização, incentivos à automação, a redução da máquina pública e a melhora da infraestrutura e da educação, o Brasil pode voltar à capa da The Economist. Neste caso, o foguete do Cristo Redentor teria dois motores – do consumo e da produção; bem melhor do que o motor solitário do consumo, que acabou ficando sem combustível logo depois da capa de 2009.