Compartilhe com sua comunidades

ABIGRAF Nacional divulga resultados da participação do proje

ABIGRAF Nacional divulga resultados da participação do projeto GRAPHIA na Feira Paperworld

 

Realizada na cidade de Frankfurt, na Alemanha, a Paperworld – maior feira de papelaria e materiais de escritório do mundo – é a principal oportunidade que os empresários gráficos deste segmento, de todos os países, têm para mostrar seus produtos e expandir seus negócios. Na edição de 2012, realizada em janeiro, cerca de 87 mil visitantes, de 155 países, participaram do evento, que contou com a presença de 3 mil expositores de 72 países.

 

Mais uma vez, a indústria gráfica brasileira esteve muito bem representada pelo GRAPHIA (Graphic Arts Industry Alliance), um projeto da ABIGRAF Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) que tem por objetivo promover as exportações dos produtos gráficos brasileiros. A participação do GRAPHIA nas principais feiras do setor do planeta tem por finalidade viabilizar a inserção dos produtos gráficos brasileiros no mercado internacional.

 

Este ano, as empresas Agaprint, Jandaia, Megalife – KLX, Reipel, APPS e Confetti, estiveram representadas pelo GRAPHIA na Paperworld. O estande do projeto foi visitado por mais de 100 empresas representando aproximadamente 20 países, que, em sua maioria, vinham dos continentes europeu, asiático e africano. Na ocasião, foram realizadas quase 50 reuniões com potencias compradores que, segundo estimativa do GRAPHIA, deverão gerar, aproximadamente, USS$ 1 milhão em novos negócios nos próximos meses.

 

Responsável por representar as empresas brasileiras na feira, o consultor internacional de negócios do GRAPHIA, Ricardo Fonseca, identificou um leve otimismo dos europeus em relação às vendas do segmento, o que deve significar perspectivas melhores para o setor nos próximos anos. “Aparentemente, melhoraram as perspectivas do público da feira frente à crise financeira mundial, mesmo com os diversos problemas enfrentados na Europa”, informa o consultor. “Os representantes de empresas e associações com as quais mantivemos contato em Frankfurt comentaram que o cenário para esse ano é ligeiramente positivo, porém com tendência demelhorar gradualmente nos próximos anos. Além disso, foi bastante comentadoque, apesar do aumento do consumo de produtos chineses de papelaria e escritório na Europa, já existe uma tendência de retorno àqueles de melhor qualidade e valor agregado provenientes da própria região europeia e de outras partes do mundo”, acrescenta.

 

Neste ano, além da Feira Paperworld e da Globalshop, que aconteceu entre os dias 29 de fevereiro e 02 de março, o GRAPHIA deve participar das feiras Expopack, IFSA e Crossmedia. No cronograma das ações para 2012, o grupo prevê ainda a realização de treze missões comercias ao exterior e, também, a organização de dois projetos compradores, nos quais 10 clientes do exterior virão ao Brasil para visitar as empresas que o GRAPHIA representa.

 

Outra atividade prevista para este ano e realizada em parceria com a Apex-Brasil, é o “Projeto Imagem”, que tem por objetivo trazer jornalistas de outros países para visitar as gráficas brasileiras e verificar o seu compromisso com a sustentabilidade. Desta forma, o setor gráfico brasileiro ficará ainda mais conhecido e fortalecido internacionalmente.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A Haus Decor Show, principal feira dos segmentos de tintas, vernizes, iluminação, automação residencial e refrigeração, retorna em 2025 com novidades estratégicas. Organizado pela NürnbergMesse Brasil, o evento ocorre simultaneamente...
A CBRE Brasil anuncia a nomeação de Paulo Mancio como Diretor Executivo de Hospitality, abrangendo os segmentos de Hotéis, MultiFamily e MultiPropriedades. Com mais de duas décadas de experiência no...
Havia um tempo em que os computadores eram pesados como âncoras, enfileirados em salas climatizadas, com técnicos de jaleco e óculos grossos sussurrando segredos binários. Mas o tempo, esse artefato...
Nathalia Garcia viveu diversos aprendizados ao longo de uma série de transições na carreira. Conhecimentos que ela agregou, com muita capacidade de adaptação, para se tornar uma das principais lideranças...
O que realmente faz um banco ser um banco? O cofre? O prédio? O aplicativo no celular? Ou é algo menos tangível a confiança de que, ao abrir a conta,...
Uma das grandes novidades destacadas na NRF 2025 foi a força do live commerce e do marketing de influência para aproximar consumidores e marcas. Se antes o foco estava apenas...