ABIGRAF Nacional divulga resultados da participação do projeto GRAPHIA na Feira Paperworld
Realizada na cidade de Frankfurt, na Alemanha, a Paperworld – maior feira de papelaria e materiais de escritório do mundo – é a principal oportunidade que os empresários gráficos deste segmento, de todos os países, têm para mostrar seus produtos e expandir seus negócios. Na edição de 2012, realizada em janeiro, cerca de 87 mil visitantes, de 155 países, participaram do evento, que contou com a presença de 3 mil expositores de 72 países.
Mais uma vez, a indústria gráfica brasileira esteve muito bem representada pelo GRAPHIA (Graphic Arts Industry Alliance), um projeto da ABIGRAF Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) que tem por objetivo promover as exportações dos produtos gráficos brasileiros. A participação do GRAPHIA nas principais feiras do setor do planeta tem por finalidade viabilizar a inserção dos produtos gráficos brasileiros no mercado internacional.
Este ano, as empresas Agaprint, Jandaia, Megalife – KLX, Reipel, APPS e Confetti, estiveram representadas pelo GRAPHIA na Paperworld. O estande do projeto foi visitado por mais de 100 empresas representando aproximadamente 20 países, que, em sua maioria, vinham dos continentes europeu, asiático e africano. Na ocasião, foram realizadas quase 50 reuniões com potencias compradores que, segundo estimativa do GRAPHIA, deverão gerar, aproximadamente, USS$ 1 milhão em novos negócios nos próximos meses.
Responsável por representar as empresas brasileiras na feira, o consultor internacional de negócios do GRAPHIA, Ricardo Fonseca, identificou um leve otimismo dos europeus em relação às vendas do segmento, o que deve significar perspectivas melhores para o setor nos próximos anos. “Aparentemente, melhoraram as perspectivas do público da feira frente à crise financeira mundial, mesmo com os diversos problemas enfrentados na Europa”, informa o consultor. “Os representantes de empresas e associações com as quais mantivemos contato em Frankfurt comentaram que o cenário para esse ano é ligeiramente positivo, porém com tendência demelhorar gradualmente nos próximos anos. Além disso, foi bastante comentadoque, apesar do aumento do consumo de produtos chineses de papelaria e escritório na Europa, já existe uma tendência de retorno àqueles de melhor qualidade e valor agregado provenientes da própria região europeia e de outras partes do mundo”, acrescenta.
Neste ano, além da Feira Paperworld e da Globalshop, que aconteceu entre os dias 29 de fevereiro e 02 de março, o GRAPHIA deve participar das feiras Expopack, IFSA e Crossmedia. No cronograma das ações para 2012, o grupo prevê ainda a realização de treze missões comercias ao exterior e, também, a organização de dois projetos compradores, nos quais 10 clientes do exterior virão ao Brasil para visitar as empresas que o GRAPHIA representa.
Outra atividade prevista para este ano e realizada em parceria com a Apex-Brasil, é o “Projeto Imagem”, que tem por objetivo trazer jornalistas de outros países para visitar as gráficas brasileiras e verificar o seu compromisso com a sustentabilidade. Desta forma, o setor gráfico brasileiro ficará ainda mais conhecido e fortalecido internacionalmente.