Inovação tecnológica permite alteração instantânea dos padrões do vestuário
A Adobe apresentou, em uma conferência mundial, um vestido digital que pode alterar seus padrões em tempo real. A peça, desenvolvida pela pesquisadora Christine Dierk, é parte do Projeto Primrose e destaca-se pela interatividade e inovação.
O vestido foi apresentado no evento Adobe MAX 2023, onde chamou atenção por suas grandes “lantejoulas” que atuam como módulos difusores de luz, utilizando cristais líquidos semelhantes aos encontrados em tecnologias de iluminação inteligente. Esses módulos funcionam como mini telas construídas com materiais inteligentes, podendo exibir conteúdo criado com programas da Adobe, como After Effects e Illustrator.
Christine Dierk, além de liderar o design do vestido, também foi responsável pela sua confecção. Ela destaca que a principal diferença entre o Projeto Primrose e a roupa tradicional está na capacidade de mudar de aparência instantaneamente, passando de cores claras para escuras com um simples clique. A peça pode até mesmo exibir padrões animados que respondem ao movimento, embora essa funcionalidade ainda precise de aprimoramento.
A inovação tornou-se viral nas redes sociais, gerando grande interesse pelo potencial de transformação que traz à moda. No entanto, um ponto a ser desenvolvido é o peso das lantejoulas, o que atualmente limita seu uso à parte frontal do vestido.
Este é o primeiro produto público resultante da pesquisa iniciada em 2022. A Adobe planeja expandir a tecnologia para outros acessórios, como chapéus e bolsas, prometendo uma nova era de moda dinâmica e interativa.