Muitos profissionais ainda acham que essa questão de marca pessoal não é algo relevante. Outros não sabem ou confundem o que realmente significa um trabalho de gestão de marca pessoal. E existem aqueles que já perceberam a sua importância.
A questão aqui não é discutir se é preciso ter ou não uma marca pessoal, porque, na verdade, todos já são marcas pessoais desde que nasceram. Mas uma coisa é certa: trabalhar estrategicamente a marca pessoal irá ajudar e muito o crescimento profissional, isso tanto nos aspectos tangíveis e intangíveis.
É por meio do trabalho de Personal Branding, gestão de marca pessoal, que se desenvolve o autoconhecimento, que irá levar à autoconsciência de quem se é, o que se faz, como se faz e para quem se faz. As habilidades e diferenciais competitivos também se tornam claros, e fica possível traçar um posicionamento bem definido.
Os valores de uma marca pessoal também regem as conexões que esta tem com clientes, colaboradores, amigos e marcas corporativas. Os valores e crenças mostram a autenticidade, a verdade, fidelizam e criam experiências com as pessoas, gerando assim o personal brand awareness, ou seja, a consciência de marca que as pessoas têm em relação à marca pessoal do profissional. O objetivo é que a marca pessoal ganhe notoriedade e seja a primeira a vir à mente do público, consequentemente fazendo com que ela se distancie da concorrência e se torne referência.
Os pontos acima ajudarão o profissional a aumentar sua visibilidade nos mundos on e off-line, melhorando os resultados, atraindo oportunidades e criando vantagens competitivas.
O processo de Personal Branding é determinante para alcançar metas e traçar objetivos, uma vez que dará todo o direcionamento para trabalhar as estratégias de marketing pessoal: comunicação, promoção, vendas e mensurar resultados.
Os ganhos são inúmeros para a carreira do profissional que constrói sua trajetória desde cedo usando esse processo de gestão de marca pessoal, mas também para as empresas que têm essas marcas em seus times, pois marcas pessoais fortes e bem posicionadas impactam positivamente, trazendo humanização para a marca corporativa, maior exposição e alcance. Cada vez que essa marca pessoal posta algo em suas redes, publica artigos, participa de eventos e faz networking, está representando a marca corporativa e seu posicionamento.
Agora vale um alerta: não se posicionar realmente baseado no processo de Personal Branding, em que foram levantados todos os valores, crenças e diferenciais competitivos, mas sim como muitos fazem, apenas pelo cargo que atualmente está exercendo em uma corporação, cairá na vala comum que chamo de profissionais “commoditizados”; todos estão entregando mais do mesmo sem conseguir se diferenciar.
Lembre-se: não importa se você é um profissional liberal, empreendedor ou executivo em uma empresa nacional ou multinacional. A sua marca pessoal sempre será seu maior ativo!