Para aqueles empreendedores e interessados na indústria têxtil, sabemos que o conhecimento é tudo certo? O profissional que buscar conhecer e entender de todos os processos, atualidades do seu mercado, sem dúvida, será um profissional à frente de muitos. A indústria têxtil engloba muitas questões que devemos nos atender. Não somente à questão dos equipamentos, produto e mão de obra. Existem fatores além que podem nos ajudar a desenvolver produtos exclusivos e de qualidade.
A questão dos fundamentos das cores também é um fator que devemos nos preocupar. É importante que o profissional dessa área estude e se atualize sobre esse fator. A cor corresponde a aparência de seus produtos, e sabendo aplica-las de maneira correta, o seu negócio será mais completo.
É relevante que entendermos sobre os processos de cores dos produtos, fundamentos da ciência da cor, maneiras de medir e avaliar de maneira eficaz a cor dos produtos. Entender o modo que podemos incluir está questão para economizarmos tempo e dinheiro.
Pensando nisso, a APEVI disponibilizará um Workshop sobre “Colorimetria aplicada à Indústria Têxtil”, para agregar este importante fator em seu negócio. O workshop acontecerá nos dias 05 e 06 de julho das 18h às 22h (totalizando 8h), no CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.
Objetivo: Capacitar ou reciclar os participantes a reconhecer os fundamentos da colorimetria e desenvolver competências técnicas inerentes a liberação de cores aplicada aos processos produtivos da cadeia produtiva têxtil.
Conteúdo:
- Fundamentos da cor;
- Tipos de iluminantes;
- Cores primárias e secundárias;
- Espaço das cores; Sistemas (Munsel, CIELAB, CIELCH);
- Sistema de ordenação de cores (quais são e como usar – Pantone, etc);
- Técnicas, tolerâncias e linguagens da Colorimetria;
- Instrumentos, classificação e componentes;
- Análise e interpretação de curvas de Reflectância e valores de coordenadas Colorimétricas;
- Conhecimento de recursos do software;
- Como lidar com os obstáculos da implantação de um Sistema Colorimétrico e evitar perdas;
- Rapidez, flexibilidade e lucros gerados com a implantação dos espectrofotômetros.
Pré-requisitos: Sugere-se ensino médio completo (não obrigatório). Vivência e/ou conhecimento na área têxtil.
Instrutora: Cássia Longen – Engenheira Industrial têxtil e Química. Especialista em Garantia da qualidade, Gestão estratégica de negócios e Gestão industrial. Possui larga experiência como docente em cursos técnicos, tecnólogos e de engenharia. Atuou no segmento industrial a nível nacional e internacional. Dentre suas últimas atribuições foi Gerente de Qualidade no Grupo Malwee e Gerente Geral da Fundação Blumenauense de Estudos Têxteis (FBET).
Quer saber mais sobre Colorimetria, faça sua inscrição clicando na imagem abaixo.