Apex-Brasil e Abit assinam novo convênio para o Programa Texbrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Abit assinaram, em São Paulo, no dia 10 de julho, o oitavo convênio para manutenção do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira) com duração de 18 meses, para 2013/2104.
O objetivo do Programa é promover a internacionalização das empresas brasileiras do setor. O convênio prevê investimentos de R$ 34 milhões para promover o posicionamento e a internacionalização da indústria da moda brasileira e tornar as empresas referência mundial em inovação, design e sustentabilidade.
A assinatura do convênio aconteceu durante o salão Première Vision São Paulo. O evento teve a presença do presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, do presidente da Abit, Aguinaldo Diniz Filho, do gestor do Projeto Setorial de Moda, Rafael Prado, do diretor executivo do Texbrasil, Rafael Cervone e do diretor Superintendente da Abit, Fernando Pimentel.
O Programa Texbrasil promove as exportações e a internacionalização das empresas do setor. Atualmente, 321 empresas participam do Programa, contribuindo com 37,5% das exportações brasileiras do setor têxtil e de confecção, totalizando aproximadamente USD 480 milhões. Neste novo convênio, a meta é que o número cresça 3,5%.
"Assim como ocorre em vários países, onde os governos incentivam as empresas através de agências de exportação, o nosso Programa Texbrasil que é realizado em parceria com a Apex-Brasil há mais de 12 anos, tem capacitado e fortalecido empresas exportadoras do nosso setor de forma séria e duradoura. Cada convênio que renovamos com a Apex é na verdade um compromisso de que aceitamos o desafio de fazer cada vez melhor e com mais resultados", comenta o presidente da Abit, Aguinaldo Diniz Filho.
No convênio, entre os mercados-alvo do Programa, a Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil, em parceria com a Abit, selecionou 9 países-alvo. No segmento de confecções, foram escolhidos Estados Unidos, China, Reino Unido, França, Austrália e Emirados Árabes Unidos. No segmento têxtil, os países escolhidos foram Argentina, Colômbia e Peru.
O novo convênio prevê a intensificação das atividades de promoção da moda brasileira no exterior, incluindo ações voltadas para as áreas de design, sustentabilidade, inovação, comunicação, inteligência competitiva e promoção comercial.
A primeira atividade, que deve acontecer nesta quarta-feira é o lançamento da nova marca do Programa Texbrasil e de uma nova comunicação que valoriza os atributos da moda brasileira, como a sua característica inspiradora, o dinamismo, a sustentabilidade, a inventividade e seu viés provocativo.
O Programa Texbrasil foi criado em 2000 com o objetivo de organizar as empresas brasileiras para a oferta de produtos têxteis e de confecção no mercado internacional. Em 12 anos de parceria entre a Apex-Brasil e a Abit, já foram firmados sete convênios, com investimentos de R$ 125milhões, gerando um volume de negócios de US$ 2,9 bilhões.
Nesse período, o Projeto promoveu a vinda ao Brasil de mais de 1000 compradores internacionais e 1000 jornalistas estrangeiros e a participação das empresas brasileiras em mais de 200 feiras fora do Brasil.