ASaiba quais peças você precisa ter de emergência para não ficar sem imprimir.
Todas as impressoras de impressão digital um dia vão pedir manutenção. Parar do nada e te deixar na mão com algum trabalho para entregar. Para garantir que isso não aconteça, você deve ter um estoque mínimo de peças. Sai muito mais barato investir nessas peças do que perder o prazo, ficando mal visto com o cliente.
Pense na sua impressora como um carro, eles precisam de manutenções periódicas. Se sua impressora tem menos de seis meses de uso, mesmo que seja utilizada apenas em horário comercial, já programe a revisão de seis meses. Isso é muito importante, para garantir a eficácia do trabalho. Se você imprime 24 horas, parando só aos domingos, a revisão deve ser feita de 3 em 3 meses, e provavelmente peças terão que ser substituídas.
Geralmente ela está na garantia, mas lembre-se a garantia não cobre desgaste natural de peças, como um carro, nenhuma concessionária garante pneu de algum carro ou moto.
Quando está chegando a hora de fazer a troca, o motor do carro de impressão, dá um aviso. Normalmente, isso acontece quando começam a aparecer erros frequentes no painel da impressora. Quando acontecer, é o sinal de que o motor precisa ser trocado, e você precisa comprar um motor novo. Apenas desligando e ligando o aparelho esse erro não irá revolver 100%, porque em determinado momento, o erro não sai do painel e exige a troca do motor.
Às vezes, sua impressora pode parecer em perfeitas condições, porém está com problemas no acoplamento da cabeça de impressão com o cap. Na peça, existe uma borracha, que desgasta naturalmente com o tempo. Com esse desgaste entre o “cap” e a cabeça de impressão, ar começa a entrar e o acoplamento fica deficiente. Fazendo com que a tinta seque na cabeça, e a limpeza automática tende a não funcionar corretamente, obstruídos pela tinta ressecada.
Se seu equipamento possui duas ou mais cabeças de impressão. É coerente ter uma cabeça de impressão em estoque. A peça é cara, porém sem essa peça, sua impressora não funciona. Sugestão: ir poupando um pouco a cada trabalho e monetizando para comprar uma cabeça de impressão. Pode ser guardada, desde que fique em local seguro, sem variações de temperaturas.
Para cada troca da cabeça de impressão, todos os fabricantes aconselham a troca dos “dampers” também, imagine você trocar o óleo do motor do seu carro e não trocar o filtro? Com o damper é a mesma coisa, trocou a cabeça troque o damper.
Outro detalhe que a maioria das pessoas não veem é o wiper, “aquela borracha” passa embaixo da cabeça de impressão quando fazemos uma limpeza. Se seu estado natural já estiver desgastado, sua funcionalidade deixará de fazer efeito.
Se sua impressora for uma impressora UV e utilizar “lâmpadas UV”, mesmo aumentando a potência da lâmpada, para fazer a cura da tinta com a mídia, se não estiver tendo uma boa “cura”, talvez seja a hora de sua substituição, portanto se a cura for através de Leds UV, essa manutenção demora um pouco mais.
Mas o que as duas impressoras têm em comum? Filtros de ar! Esses filtros são responsáveis pela circulação de ar para resfriar as lâmpadas, se os filtros estão sujos consequentemente você vai ter problemas de superaquecimento e diminuir a vida útil das peças.
De acordo com a minha experiência de mercado, eu aconselho a todos que façam uso das peças originais, pois já houve casos de um comprarem uma cabeça de impressão e essa mesma cabeça já vir “queimada” e o prejuízo foi em dobro.
Por tanto mesmo que sua impressora for nova ou usada, sempre faça as limpezas diárias que todos os fabricantes recomendam, verifique os filtros, as bombas de sucção, wiper, cap. Se você utiliza os sistemas de bulk, verifique se a tinta não está se sedimentando no fundo do bulk, já aconteceram casos onde resíduos de tinta foram parar na tubulação da máquina, fique atento.
Uma dica não menos importante. Peça ao seu operador da impressora fazer os test print regularmente e anotar o dia e a hora deste teste e guardá-los, com este histórico dos testes você terá um total controle do estado real de sua cabeça de impressão e acompanhará também sua vida útil, você terá uma ideia real de quanto tempo sua cabeça estará durando desde que foi instalada ou desde que a impressora foi instalada para as impressoras novas. Esses detalhes são importantíssimos.
Outro grande diferencial é sempre consultar um técnico credenciado para cada tipo de equipamento, lembrem-se os equipamentos são caros e estão ligados diretamente ao faturamento de sua empresa, porque arriscar?
“O valor do reparo é menor que o do conserto”.