Vou contar para você algo que pouquíssimas pessoas sabem. Eu, junto com amigos pseudorrevolucionários à época, expulsamos o Kotler da sala de aula em uma matéria bem alinhada ao Marketing na faculdade de comunicação. Lembro e nutro carinho especial pela nossa coordenadora Penha Rocha e pelo professor Eduardo Amazonas. Eles concordaram não chegarmos perto do Administração de Marketing. Nada de 4 Ps. Combinamos de adotar um livro mais “prático e atual” (só lembro que era um azul) e que a prova seria um seminário. Um trabalho que cada grupo ficou com um capítulo do livro para discutir em sala. Recordo-me como se fosse hoje que falei sobre Marketing no Ambiente Digital. Isso em 2002. E, por ironia do destino, onde eu fui trabalhar? E ainda por cima dar aula sobre este mesmo tema no MBA de Marketing da FGV, além de coordenar outro na Facha. Mas entre um episódio e outro há uma novela grande que outro dia eu conto. Resgatei esta história para refletir sobre a constante tentativa de fechar os olhos e ouvidos para os profissionais mais experientes e nomes como Philip Kotler. Volta meia há quem escreva, fale e até me questione que o maior evangelizador do Marketing está morto e que outros especialistas com mais cabelos brancos (ou carecas) ficaram para trás. Sempre sou categórico em afirmar que estão mais vivos do que nunca e este preambulo serve para fazer um paralelo de que estas percepções equivocadas mais me parecem de um jovem…
Por Bruno Mello
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