Como fornecer impressão digital para os mercados de moda e design de interiores
Durante sua apresentação no Creative Corner da Fespa 2013, Jos Bastiaans, proprietário da Print Unlimited, previu que a impressão digital para têxteis será o próximo grande mercado na indústria de impressão de grande formato. Com muitas opções diferentes em impressão têxtil, tais como sinalização, moda e interiores, impressores e marcas têm uma série de possibilidades para entrar neste espaço.
Jos Bastiaans destacou uma pesquisa do setor, realizada em 2010, que enfatizou que a impressão promocional e de display foi a maior área de impressão digital para têxteis. Moda veio em segundo lugar com 10% do mercado, seguida pelo design de interiores com 6%.
As previsões também foram feitas sobre a segmentação do mercado de impressão digital têxtil em 2014. Estas estimaram que as impressões promocionais e de display seriam responsáveis por 65% do mercado, um pouco menos do que a sua dominação do mercado em 2010. Moda está prevista como um mercado de enorme crescimento, subindo para 24%, e interiores está previsto para um crescimento de 2% a 8% de abrangência no espaço digital têxtil.
Em 2011, a indústria de impressão digital viu uma nova geração de impressoras digitais de alta velocidade processando até 5000m² por hora, e usando menos tinta, uma adição positiva para o mercado, tornando a impressão mais rápida, mais eficaz e potencialmente mais rentável.
Um fator que afeta o crescimento do mercado de moda e design de interiores é a personalização. Como destacado em uma apresentação da Coca-Cola no Creative Corner durante a Fespa 2013, desde a revolução industrial, produtos foram produzidos em massa. No entanto, a maré está mudando e os consumidores querem produtos personalizados.
Produtos exclusivos são mais atingíveis com impressão digital em comparação com serigrafia. Onde uma vez tecidos impressos digitalmente não eram tão nítidos e vibrantes como tecidos estampados por serigrafia, a impressão digital evoluiu a tal ponto que agora se pode imprimir digitalmente em tecidos com uma qualidade semelhante ou com o mesmo efeito que a serigrafia em tecidos. Portanto, com a tendência crescente de personalização, é mais viável e de baixo custo imprimir digitalmente pequenas tiragens de tecido do que utilizar serigrafia.
Comentando novamente sobre a pesquisa, Jos apontou que a maior diferença entre têxtil promocional e de interiores é que eles funcionam de maneiras diferentes. Quando impressores no mercado promocional conseguem um trabalho, eles sabem o número de produtos necessários para completar o trabalho para o cliente dentro do tempo determinado.
Em interiores e, correspondentemente, na indústria da moda, a impressão tem que ser certa para vender. Isto significa que o designer vai solicitar um trabalho ao impressor para uma determinada quantidade de produtos para vender ao usuário final – um varejista ou uma marca. O impressor terá de garantir que eles tenham a capacidade de uma determinada quantia, por exemplo, 3.000 itens. Inicialmente, o designer tem apenas a necessidade de uma quantidade menor, talvez apenas uma única figura, para se aproximar do utilizador final e realizar a venda. Então, juntamente com a capacidade de 3.000 unidades de alguns meses, o impressor deve garantir a mesma qualidade no início do processo, quando o projeto inicial está definido.
Este é um mercado mais arriscado. Jos ressalta que, com impressão digital, é mais viável garantir que a qualidade global dos produtos seja a mesma – mesmo se eles sejam impressos com seis meses de intervalo. Também é muito mais eficiente em termos de tempo o uso de produtos impressos digitalmente do que por serigrafia.
As margens de impressão têxtil são altas e quando os preços de energia e de trabalho estão a subir, a maioria dos usuários finais procuram o melhor preço possível e levam o negócio onde podem encontrá-lo mais barato.
Os negócios de design interior da Print Unlimited trabalham em uma abordagem triangular com designers, clientes e usuários finais. Em sua apresentação, Jos demonstrou exemplos de sua empresa para mostrar como impressores podem mostrar o seu próprio conhecimento e habilidades para entrar no mercado de interiores.
Um exemplo destacado na apresentação de Jos foi uma cortina feita sob medida para uma sala circular. A sala incomum, feita inteiramente de vidro, exigiu uma cortina projetada especificamente para a tarefa. A Print Unlimited trabalhou com o designer para garantir que a cortina se encaixasse na janela, e em seguida, imprimiu a cortina e a entregou ao cliente.
Este exemplo apontou a mudança do papel do impressor, onde uma vez o impressor apenas imprimia, a Print Unlimited também forneceu as cortinas acabadas, tornando-se um provedor de serviço completo com total serviço ao cliente.
Um revestimento de parede personalizado foi solicitado por outro cliente – desta vez um arquiteto. O cliente exigia que sua parede fosse coberta com seda com uma ilustração de uma árvore que vai do porão ao teto. A Print Unlimited novamente trabalhou com o designer para produzir a peça, trabalhando em torno das escadas, agindo como um provedor de serviços de logística para entregar todo o pacote.
Há crescimento e apetite no mercado de interiores e existem vantagens para pequenas empresas que entram neste espaço, especialmente com os benefícios de personalização digital.