Compartilhe com sua comunidades

Como saber se sua comunicação está envolvida em viés

É crucial para a maneira como nos relacionamos nos ambientes de trabalho e pessoais: os vieses na comunicação. Esse termo pode parecer pequeno, mas ele tem um impacto tremendo em como somos, agimos e reagimos.

A comunicação é a base de todos os nossos relacionamentos, seja no trabalho, em família ou com amigos. O filósofo Platão já dizia que a linguagem é “pharmakon”, podendo funcionar tanto como veneno quanto como remédio. Isso significa que a comunicação pode nos ajudar a confrontar nossa própria ignorância e aprender com os outros. E nesse processo, nossos vieses culturais e sociais desempenham um papel importante.

Cinco vieses comuns na comunicação

Para ajudar vocês a identificar e refletir sobre seus próprios vieses, destaco aqui cinco vieses comuns que podem surgir na nossa comunicação, muitas vezes sem que percebamos:

  1. Viés de Confirmação:

Descrição: Tendemos a procurar e valorizar informações que confirmam nossas crenças preexistentes, enquanto ignoramos aquelas que as contradizem.

Consequência: Isso limita nossas interações e pode levar a decisões baseadas em informações incompletas ou distorcidas.

  1. Viés de Atribuição:

Descrição: Costumamos atribuir nossos sucessos a características pessoais e nossos fracassos a fatores externos.

Consequência: Isso afeta a maneira como percebemos e respondemos às ações dos outros.

  1. Viés de Negatividade:

Descrição: Damos mais importância a experiências negativas em comparação às positivas.

Consequência: Acabamos por reagir de forma exagerada a situações desfavoráveis e diminuímos o valor das favoráveis.

  1. Viés de Similaridade:

Descrição: Sentimos maior afinidade por pessoas que são semelhantes a nós em termos de valores, interesses e aparência.

Consequência: Isso restringe nossa capacidade de compreender diferentes pontos de vista e enfraquece a diversidade em nossas interações.

  1. Viés da Empatia Seletiva:

Descrição: Temos mais empatia por pessoas próximas ou similares a nós, em detrimento daquelas que são distantes ou diferentes.

Consequência: Isso nos dificulta em compreender perspectivas diferentes e enfraquece nossas habilidades de resolução de conflitos.

Por que isso importa?
O viés na comunicação pode nos levar a interpretações e tomadas de decisões equivocadas, além de provocar desentendimentos e até mesmo discriminação. Enquanto a eliminação completa do viés é, admito, um desafio, estar consciente deles e fazer esforços contínuos para minimizá-los são passos fundamentais. Isso é essencial não apenas para o nosso crescimento pessoal, mas também para a promoção de um ambiente de trabalho mais justo
e inclusivo.

Espero que este artigo tenha trazido algum insight valioso para vocês. Vamos continuar nos esforçando para sermos melhores comunicadores e, consequentemente, melhores seres humanos.

Shana Wajntraub

CEO Eleve Consulting | Tedx Speaker

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Vimeo já nasceu como um outsider. Era a alternativa cult ao YouTube, a escolha dos que queriam mais delicadeza, menos publicidade, mais identidade. Era o VHS com fita dourada...
No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...