Um guia prático para você ter as suas ideias agora.
Como ter uma ideia para aperfeiçoar o meu negócio? Como ter uma ideia que torne o meu negócio um pouco maior, atingindo outro público, outro produto? As ideias surgem a partir dos momentos da sua vida, você passa por problemas, você conhece pessoas, você tem admiração por produtos, por serviços, você se sente bem ou mal por uma experiência vivida. Aquilo gera um resultado, tudo isso pode ser fator de geração de ideias.
Escreve no celular ou no papel, três coisas que você gosta muito, pode ser qualquer coisa, eu gosto muito do Beatles; pode ser qualquer coisa profissional ou não profissional, escolha agora, coloque as coisas que você faz bem, uma que você ama, uma que você faz acima da média. Pode ser qualquer coisa, não encare isso como uma entrevista de emprego, ninguém vai ver essas respostas, só você vai ver, então seja sincero com você mesmo.
A segunda fase pode ser um pouco mais desafiadora, escreva três problemas que você gostaria de ver resolvidos, por exemplo: um dos problemas que eu gostaria de ver resolvido é: que em todo lugar que eu vou, não tenho a senha do wi-fi, eu gostaria de ter esse acesso mais rápido.
Em seguida, anote três empresas que você tem máxima admiração, três empresas sobre as quais você fala assim: poxa, essa empresa tem uma ideia que eu gostaria de ter tido essa ideia, de tão legal que é pode ser qualquer uma, pode ser do seu bairro, pode ser nos Estados Unidos, tanto faz.
Então, a essa altura, você deve ter aí no seu caderninho, três coisas que você gosta muito, três coisas que você faz bem, três problemas que você gostaria de resolver e três empresas com ideias que você amaria ter.
Sempre que falamos de empreendedorismo, falamos daquilo que você sonha, que você quer ter para a sua vida. Desde criança têm coisas que você admira, produtos que você admira, pessoas próximas ou distantes de você que você admira e, carrega um, dois, três ou quatro sonhos ao longo do tempo. Muitas pessoas não os têm, elas foram suprimidas pela sociedade. Isso acontece quando alguém diz que você nunca vai ganhar dinheiro com música, com futebol, com poesia, com ginástica…
Os sonhos que você carrega mudam ao longo do tempo, mas hoje tem muita coisa para fazer, e quando deita a cabeça no travesseiro, pensa que gostaria de exercer a sua profissão e ocupar essa posição, de tirar do chão essa ideia, de ser reconhecido pelos outros ou no meio que está, dentro de você existem sonhos que podem ser tirados do papel.
Essas tradições, esses paradigmas, esses ditados populares, que sejam, a turma da psicologia gosta de chamar de crenças limitantes que agora virou palavra da moda. Não deixe que isso atrapalhe aquilo que você quer fazer, você pode ser tudo, sem exceção.