Malu Sevieri

Como vender mais usando Gatilhos Mentais

Como vender mais usando Gatilhos Mentais 

Você já parou para pensar em quantas decisões tomamos ao longo do dia? É preciso escolher qual roupa vestir, qual comida comer, qual a priorização das tarefas do trabalhos. Sem contar aquelas coisas que escolhemos não fazer também são decisões que precisamos tomar. Todas elas são baseadas em um conjunto de aspectos (internos e externos) que são baseados em humor, cultura, educação, etc. Por isso, entender esses critérios fazem toda diferença na hora de vender e é aí que entram os gatilhos mentais. 

O que são gatilhos mentais? 

Os gatilhos mentais são basicamente todas as decisões que o nosso cérebro toma no “piloto automático”. Isso acontece para evitar o nosso esgotamento diante das inúmeras escolhas que fazemos durante o dia. É como se o nosso cérebro filtrasse quais decisões realmente precisam de atenção, deixando que as demais ele faça como foi “educado” a fazer. Observe que quando você está cansado mentalmente, algumas ações acontecem de maneira automática, sem você perceber do que se tratava. Resumindo, os gatilhos mentais são os facilitadores do nosso cérebro quando é preciso tomar decisões. 

Como os gatilhos mentais atuam em vendas? 

Uma das técnicas mais usadas na área de marketing são os gatilhos mentais, acionando no cérebro do cliente facilitadores para tomada de decisões. O grande problema é que a grande maioria dos vendedores desconhecem a técnica e não a utilizam corretamente. Abaixo vou citar alguns exemplos de gatilhos mentais e como aplicá-los. 

Curiosidade 

O poder da curiosidade está ligado no fato de nós sermos buscadores de conhecimento. Por isso que, ao procurarmos uma informação, é ativado partes do cérebro relacionadas ao prazer de encontrar a resposta. Esse gatilho ganha mais força quando alinhado à algo polêmico ou controverso, como por exemplo “Você comete esse erro básico com seu negócio?”, “Existem muitas formas de resolver isso, vou te contar algumas importantes…” “Quer saber como aumentar suas conversões de forma rápida?”. 

Prova Social 

Todos nós temos a necessidade de pertencer a grupos sociais que tenham afinidade com nossa personalidade. Por isso, somos influenciados pela opinião de terceiros em nossas escolhas. A verdade é que tendemos a realizar escolhas baseadas na confiança gerada de certos grupos engajados na mesma decisão. Alguns exemplos: “Participe da nossa comunidade”, “Mais de 100 clientes confiam em nossos produtos”, “Seja mais uma empresa das 300 empresas mundiais que também faz a diferença”. 

Autoridade 

Esse gatilho está de certa forma ligado ao gatilho anterior, afinal quanto mais prova social você tiver, mais autoridade você estará construindo para o seu negócio. Você pode realizar a transferência de autoridade de outras empresas, instituições, pessoas renomadas do seu mercado, etc. Exemplo: “Empresa certificada pela Cisco”, “IBM e Apple atestam nossa qualidade”, “Restaurante indicado por Alex Atala” etc. 

Viu como é possível usar esses gatilhos mentais para engajar pessoas e motivá-las a comprar o seu produto ou serviço? Existem inúmeros gatilhos a serem usados como escassez (“Estoque acabando”), urgência (Compre já!), novidade (O novo produto do mercado) que farão você fechar negócio com mais facilidade. Eles podem ser aplicados em todos os lugares: vendas, redes sociais, cartas de vendas, blog, etc. A prática dos gatilhos mentais é o primeiro passo para começar! 

Mais em

Novembro 2024

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.