A Procter & Gamble, hoje P&G, foi fundada em 1837 pelos concunhados William Procter e James Gamble, a pedido do sogro Alexander Norris que foi capaz de ver a grande sinergia que existia entre os seus negócios, respectivamente de fabricação de velas e de sabão.
Durante seus 178 anos de vida a P&G se tornou uma MARCA legendária e uma empresa bilionária ocupando a 100ª posição na lista das 500 maiores empresas do Mundo em 2015 da revista Forbes por milhares de motivos, mas em meu entendimento, o principal deles foi acreditar desde sua fundação na importância do Marketing e do Branding.
A P&G criou uma regra interna que se repetiu em todos esses anos: investir aproximadamente 10% da sua receita em marketing. Ou seja, entendeu que assim como o oxigênio é vital para a existência do ser humano, a comunicação é o oxigênio das empresas, afinal, como alguém pode comprar um produto ou serviço de uma empresa se simplesmente ignora sua existência?
E se isso já era verdade antes do avanço da WWW e das Mídias e Redes Sociais, hoje é muito pior, até porque com pouco recurso e boas atitudes é possível se fazer minimamente conhecido. Mas, infelizmente não é o que se vê por aí, especialmente no maravilhoso Mundo das Startups que ainda veem investimento em marketing e comunicação como custo e não como investimento.
Fazendo uma analogia básica com o nascimento de uma criança, só sabemos que ela esta vida depois que respira e dá o seu primeiro choro. Como pode então uma empresa que esta nascendo querer conquistar clientes, crescer e prosperar sem fazer o mesmo?
Vejo nosso caso aqui no MADIAMUNDOMARKETING. São 35 anos de história e não existe um único dia do ano que não nos comuniquemos com os nossos clientes, prospects e suspects. Apenas para que fique claro, somos uma pequena empresa, com recursos…
Por Fabio Madia
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