Conhecimento é a estratégia para movimentação social do negro

Eu acredito que o conhecimento é a única estratégia para que negros vindos da periferia, como eu, tenham melhoria de vida. Você pode me falar que existem outras formas de movimentação social. E existem, mas elas estão no campo da sorte ou da circunstância.

E você sabe: dependendo da cor da sua pele, orientação sexual e do seu tipo físico, a sociedade te dá mais ou menos chances, isso está fora do nosso controle. Mas podemos controlar a quantidade e a qualidade do conhecimento que você adquire visando a uma movimentação social.

Esse tipo de conhecimento de que estou falando não é aquele que aprendemos na faculdade –0necessário, claro. Estou falando de um tipo de conhecimento que divido em cinco pilares: mentalidade, propósito, comportamento, preparação e ação.

MENTALIDADE

Uma das minhas principais constatações é que “negros não são criados para ter sucesso”. A palavra e o conceito de sucesso não pode ser um tabu para o profissional negro. Por conta de questões sociais e culturais, esse é um dos primeiros paradigmas a serem quebrados quando falamos de ascensão do negro no mundo corporativo.

PROPÓSITO

Outro conceito que, se não for ensinado, não é despertado naturalmente nos profissionais negros. Como exigir visão de longo prazo de pessoas que lutam, todos os dias, para colocar comida no prato? Um propósito firme é a única explicação para que alguns profissionais negros tenham alcançado realizações que desafiam suas circunstâncias.

COMPORTAMENTO

Ninguém explicou para os profissionais negros que o que vai diferenciá-los no momento de uma promoção não é a técnica (o saber fazer é obrigação), são as habilidades comportamentais. É ter atitude, boa comunicação, resolução de conflitos, pensamento crítico e criativo, inteligência emocional, resiliência, negociação, tomada de decisão, motivação, liderança…

PREPARAÇÃO

Quando um profissional negro sem preparação chega ao mercado de trabalho, percebe que tem de lidar com reuniões, projetos, planejamentos estratégicos. Ele pode participar de tudo isso, mas não consegue se destacar, sendo comparado a pessoas de classe média que cresceram em famílias nas quais o planejamento se faz presente.

AÇÃO

Tony Robbins tem uma frase maravilhosa: “o maior dom que as pessoas excepcionalmente bem-sucedidas e realizadas têm em relação às pessoas comuns é sua habilidade de agir”. Como transformar isso em atitude para pessoas que cresceram e viram seus pais e avós recebendo ordens, trabalhando como pedreiros, garis, empregadas domésticas? A maioria da população negra não foi programada para entrar em ação de forma efetiva.

NINGUÉM DISSE QUE SERIA FÁCIL

Os cinco pilares que descrevi são importantes para todo profissional. Mas para o negro representa um caminho geralmente repleto de obstáculos adicionais. Esses obstáculos vão existir de qualquer maneira, mesmo que ele seja um acomodado.

Por isso, ter mentalidade, propósito, comportamento, preparação e ação é – tirando a sorte ou uma circunstância extraordinária – o único caminho que levará o negro para um sucesso significativo na carreira – destacando-se de uma maneira que nem mesmo o preconceito será capaz de ignorar.

Mais em

Novembro 2024

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.