Curiosidade que fatura alto

Daniel Molo é o rosto e o cérebro, junto ao sócio Lukas Marques, do “Você Sabia?”: um canal de YouTube que é também um case de sucesso de empreendedorismo e gestão de conteúdo. Ter contato com o conhecimento que ele tem para compartilhar é ponto de partida para qualquer marca que deseje ser relevante nessa mídia.

A internet tem influenciadores de todo tipo. Há desde pessoas que falam sobre seu dia a dia sem graça e atraem seguidores só porque são bonitas até subcelebridades que tiveram, em algum momento, seus minutos de brilho em um programa de TV.

O caso de Daniel Molo e Lukas Marques é o avesso dessa pobreza de conteúdo. Os dois criaram, em 2013, o canal de YouTube “Você Sabia?”, com foco em curiosidades dos mais diversos temas. Podem apresentar um quadro sobre Pablo Escobar, cultura pop, educação financeira, esportes… Só que, mais do que isso, tratam cada conteúdo com pesquisa de qualidade e apresentação atraente, aliando linguagem informal e bem-humorada a edição dinâmica.

Poderia ser apenas uma dupla de caras bacanas e carismáticos, mas o “Você Sabia?” vai muito além. O canal é tratado pelos sócios-apresentadores como um empreendimento sério. Um negócio com planejamento comercial, ramificações, projetos internacionais e até a perspectiva de abrir uma nova sede em Dubai.

Não é por acaso que o canal já tem quase 44 milhões de seguidores.

Para explicar os diferenciais que tornaram o “Você Sabia?” um case extraordinário de sucesso no Brasil, Daniel Molo conversou com a reportagem de Empresário Digital, dando uma verdadeira aula sobre o que fazer e o que não fazer para ter sucesso no YouTube. É o que você lerá nesta entrevista exclusiva para nossa revista.

EMPRESÁRIO DIGITAL Conte aos nossos leitores como foi sua trajetória antes do sucesso com o “Você Sabia?”.

DANIEL MOLO Sempre fui uma criança apaixonada por tecnologia. Isso fez com que, aos meus 13 anos, eu já conseguisse editar vídeo, editar gameplay, fazer música, editar fotos e até mesmo mexer em HTML de blogs.

Aos 15 anos, começamos a trabalhar na internet, eu e o Lukas, meu sócio. Isso em 2010. Na época, produzíamos conteúdo para blogs e páginas do Facebook. Durou até 2013, quando tivemos a ideia de criar um canal no YouTube, o “Você Sabia?”.

EMPRESÁRIO DIGITAL O que há de específico no YouTube em relação às outras redes sociais quando pensamos em estratégia para chegar a uma ampla audiência?

DANIEL MOLO O que diferencia o YouTube de outras redes é a grande comunidade e a quantidade de nichos existentes. O segundo ponto é que quase todo mundo usa o YouTube como um buscador, como se fosse uma extensão do Google, para validar algo ou pesquisar algum conteúdo que precisa conhecer. Então, se você consegue entender onde se posicionar, pode criar um material que vai ser buscado na plataforma por anos. Isso vai fazer com que aquele vídeo continue crescendo e trazendo nova audiência para o seu canal. E tem mais um ponto que é bem importante: o YouTube te paga pelas visualizações que você conquista, o que não acontece em outras redes.

EMPRESÁRIO DIGITAL Qual a razão por trás do êxito estrondoso do seu canal?

DANIEL MOLO Eu acredito que o sucesso do canal veio por vários fatores. Um deles com certeza é o modo de falar. A gente se comunica de um jeito fácil e prático, para todo mundo entender. Outra coisa é a variedade dos assuntos, que nos possibilita ter contato com todo tipo de público, de A até Z, de 8 a 80 anos.

E a edição dos vídeos, que deixa confortável assistir; o conteúdo passa de uma maneira rápida. E também há o tempo em que estamos presentes na plataforma: em 2023 vamos completar dez anos.

EMPRESÁRIO DIGITAL Como surgem as curiosidades que vocês apresentam no canal?

DANIEL MOLO Os assuntos do “Você Sabia?” vêm graças ao nosso olhar. O Lukas é quem mais atua nessa área, que fica à frente de tudo isso junto com a equipe de roteiristas e pesquisadores. Estamos sempre atentos aos assuntos mais curiosos e que estão em alta, sem contar os temas atemporais, que o público do YouTube já gosta, como espaço, animais, terror, curiosidades bizarras, Michael Jackson, Chernobyl… coisas desse tipo. E ainda encontramos muitos assuntos bons nos próprios comentários que os nossos fãs deixam nos vídeos.

EMPRESÁRIO DIGITAL Hoje vocês contam com uma equipe para a parte de gestão do seu canal ou são vocês mesmos que fazem a administração?

DANIEL MOLO No começo éramos só eu e o Lukas. Hoje temos uma boa equipe, enxuta, que nos ajuda com tudo isso. Desde a escolha de pautas, criação de roteiros, configuração de câmera, a área comercial, que vende os anúncios do “Você Sabia?”. É um time próprio, interno e qualificado, e contar com ele permite que consigamos produzir diariamente conteúdo para YouTube, TikTok, Facebook e Instagram.

EMPRESÁRIO DIGITAL Que pecados um youtuber não pode cometer para se manter relevante?

DANIEL MOLO Um dos maiores pecados é não tratar tudo isso como uma coisa séria. Criar vídeo para a internet não é brincadeira, ainda mais para quem quer crescer e se manter relevante. Precisa se preocupar com o vídeo que vai produzir, fazer um bom planejamento, prever assuntos virais… Tem de se preocupar com o que a comunidade quer assistir; não adianta fazer o vídeo para você. E, depois que produziu, a pessoa ainda tem de analisar para ver o quão efetivamente bom é esse vídeo. Isso diz respeito a tudo: assunto abordado, jeito de falar, ilustrações, capa-título, iluminação, cenário… Outro ponto drástico é a falta de consistência na postagem. Você precisa programar o seu canal para ser de fato um canal, para ter um cronograma de vídeo segunda, quarta, sexta ou todo dia em determinado horário. Se você não fizer isso, a própria comunidade não enxerga que você tem um canal de entretenimento; dá a impressão de que você só tem um canal no YouTube que posta vídeos esporádicos.

EMPRESÁRIO DIGITAL O que poderia ser melhor no YouTube para que gente com conteúdo interessante e boa comunicação se sobressaia?

DANIEL MOLO Há um conjunto de fatores sem os quais é muito provável que a plataforma não vá te ajudar. Nada acontece por mágica. Um criador de conteúdo interessante e bom comunicador precisa compreender o que de fato a comunidade do YouTube quer assistir. A partir daí, entender o melhor formato para a melhor idade que quer atingir. E então o influenciador precisa sempre se desafiar: criar novos quadros, novos formatos, testar, modificar títulos… Todo criador precisa almejar novos números, produzir novos conteúdos e cativar a sua audiência do jeito que ele achar melhor.

EMPRESÁRIO DIGITAL Vocês têm novos projetos em vista?

DANIEL MOLO Sim, um exemplo é uma área de membros com conteúdo e benefícios, e uma edutech, com cursos preparatórios… Também estou à frente de um projeto de eSports e influenciadores, chamado Magic Squad, que possui quatro times profissionais de esportes e um grande time de influenciadores, entre meninas e meninos. Com menos de um ano de vida, esse time já conquistou o vice-campeonato brasileiro e o quarto lugar no campeonato mundial de Free Fire, na Tailândia. Ainda estamos prestes a lançar um cursinho básico, para transmitir os conhecimentos desses dez anos de carreira do “Você Sabia?”. Vamos ensinar passo a passo como criar, como se manter relevante na plataforma, como editar no computador, como editar em um celular. Um foco nessa galera nova que está vindo. Também estamos planejando a expansão em novos canais, como o “Você Sabia? Educação Financeira”, “Você Sabia? Agro”, “Você Sabia? Esportes”… E estamos trabalhando em algumas plataformas de streaming, como um minidocumentário, uma série do “Você Sabia?”, uma com viagem, com coisas bizarras… Tudo que a galera gosta.

EMPRESÁRIO DIGITAL Bastante material novo vindo por aí, então…

DANIEL MOLO Posso dizer que o “Você Sabia?” está a mil por hora, com vários projetos, além do fato de o canal também estar bombando, voltando com força total. Novos influenciadores entraram, e isso é um ponto positivo, que vai acrescentar para uma audiência maior chegando. E os nossos seguidores vão acompanhar tudo isso nas nossas redes sociais, no YouTube, no Instagram, no Facebook e no TikTok. Já somamos mais de 60 milhões de seguidores em todas essas redes sociais.

EMPRESÁRIO DIGITAL E quanto a projetos internacionais? Vocês têm algum em vista?

DANIEL MOLO Temos um projeto de abrir uma nova sede comercial do “Você Sabia?” em Dubai, que é um novo epicentro econômico onde o mundo se reúne. Lá eu vi muitas oportunidades de marketing, de representação comercial de marcas internacionais no Brasil. E há o projeto do “Você Sabia?” em inglês, com pessoas nativas falando inglês e também vídeos dublados, com os quais podemos levar o nosso conteúdo para o resto do mundo.

Outubro 2024

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.