Não há nada de errado em pensar nos custos, mas ignorar pontos relevantes pode estar custando muito caro para o seu negócio. Eu quero dividir com você um fato que ocorreu recentemente ao visitar um cliente. A queixa era de que as cores impressas não estavam nem perto do que já foi um dia. Seria o equipamento que apresentava algum problema? Ele havia indagado alguma mudança na mídia e eu fui escalado para ajudar na identificação do problema.
A priori os testes realizados descartaram eventuais problemas de desgastes das peças e o equipamento de impressão parecia em muito boas condições. Aliás, tenho que fazer uma observação, porque nos dias hoje, tem sido raro o cuidado com equipamentos, com o meio ambiente de trabalho e com as pessoas, seja impressores ou ajudantes. Mas não era o caso, pelo contrário, naquela empresa, as salas de impressão com imponentes equipamentos, respeitavam as melhores práticas. Todos os operadores devidamente equipados com luvas, máscaras e equipamentos de proteção individual. Uma empresa a ser seguida como exemplo.
Pode não parecer mas visitar diversas empresas nos dá uma vantagem competitiva. A de comparar e entender o que funciona, além do equipamento. E quando eu entrei na sala de impressão que vista de fora, parecia perfeita, senti o que todos as outras pessoas sentiam. Um cheiro acentuado que é capaz de deixar qualquer um irritado. E como eu chegava sem o vício do cheiro pude perceber em destaque algo que não é normal. E perguntei: Há quanto tempo vocês utilizam essa tinta?
Não que o problema seja o cheiro da tinta, mas aquele cheiro me fez lembrar de outras empresas com o mesmo cheiro e eu seria capaz de dizer o nome do fabricante se não fosse um falta de ética. Acontece que algumas tintas estão sendo substituídas por preço e não tem um padrão de qualidade aceitável. Eu conheço alguns bons fabricantes de tintas que oferecem além de qualidade em relação ao produto, um suporte e uma garantia. Mas aquele não… ali a empresa comprou gato por lebre e não se deu conta de que o desempenho do equipamento estava sendo reduzido por conta de um consumível.
Em alguns casos, a condição em que a tinta é armazenada, interfere no resultado de impressão, mas aquela empresa parecia tudo perfeito. Como alguém que investe em tantos detalhes pode aprovar uma tinta que pelo cheiro já irritava os operadores? Os padrões tonais não estavam de acordo e bastava olhar em detalhes para entender que o comportamento da tinta acomodada em diferentes mídias era o mesmo.
Aos fabricantes e importadores de tintas que me acompanham, uma dica: tão importante quanto produzir uma tinta de alto desempenho em termos de qualidade em cor, flexibilidade e fixação, é ter um produto que respeita o meio ambiente, muito além da natureza. Digo da saúde das pessoas que vivem em contato com o seu produto numa sala de impressão por 8 horas diárias. Um maior espectro de cores só é possível quando usado matéria prima de qualidade. Para eliminar uma dor de cabeça, não crie outra. Não valerá a pena para nenhuma empresa a economia que ao invés do preço, derruba em primeiro lugar a qualidade.
Eu poderia enaltecer questões técnicas como o retrabalho e o tempo que a empresa passou a levar com ajustes de cores ou então o desperdício de mídias e tempo, o recurso mais escasso nos dias de hoje, mas chamo a atenção para tintas com forte odores. Tem sido uma marca em destaque tintas que cheiram mal, serem tão ruins para a impressora como para a impressão e o ambiente. Você não corre o risco de perder somente o cliente por um péssimo trabalho apresentado. Corre o risco de perder o seu equipamento de impressão e pessoas do seu time. Será que vale a pena? Sim, foi isso que realmente aconteceu.