De acordo com uma pesquisa* com 5 mil executivos de nove países, os brasileiros gastam em média 1,9 hora por semana na solução de conflitos, o equivalente a 11,4 dias de trabalho. Assim, nos encontramos em terceiro lugar no ranking das empresas que gastam mais horas de trabalho para resolver conflitos.
Antes de falarmos se entrar em um conflito é negativo ou não, precisamos entender o que de fato não é um conflito. Vamos lá!
Conflito não é:
• Brigar
• Discutir
• Culpar
• Ofender
• Fazer careta
• Falar com ironia
Isso se chama confronto, e causa:
• Comunicação com ruídos
• Falta de confiança
• Relacionamentos desgastados
• Performance reduzida
Acredito que você não sabia que existe diferença entre essas palavras.
Conflito é produtivo e poderoso. O grande ponto é conduzi-lo de forma construtiva.
Existem cinco estilos de solução de conflitos. São eles:
• Evitar
• Conciliar
• Ceder
• Colaborar
• Competir
As empresas querem que eles existam, pois têm diversas consequências positivas, como:
• Estímulo à inovação, criatividade e crescimento.
• Busca por soluções alternativas.
• Melhora da performance individual e de grupo.
Se a área na qual você faz parte não costuma ter conflitos, é porque alguém está deixando de falar alguma coisa. Isso pode ser por algum desses motivos:
• A empresa tem uma cultura repressora.
• As pessoas têm medo, timidez e até bloqueios para entrar em conflitos.
O que fazer para se posicionar?
• Identifique a causa do problema
• Procure soluções, não culpados
• Analise e escolha a melhor solução
• Mantenha um clima de respeito
• Se coloque no lugar do outro
• Seja construtivo ao fazer um contraponto
• Quando estiver errado, reconheça
Se você sente que isso é um problema para a sua equipe e que, sempre que as pessoas discordam de algo, elas entram em confronto, saiba que pode contar com a nossa ajuda para reverter esse problema!