Valor representa um aumento de 37% em relação ao período pré-pandemia, segundo a Organização Mundial do Turismo
Um relatório recente da Comissão Europeia de Viagens, divulgado no segundo trimestre de 2024, revela que a Europa se prepara para um faturamento recorde de 800 bilhões de euros (aproximadamente R$ 4,7 trilhões) com turismo neste verão. Esse valor representa um aumento de 37% em relação aos 583 bilhões de euros registrados no período pré-pandemia, conforme dados da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas.
O relatório destaca que as chegadas de visitantes estrangeiros aumentaram 6% em relação a 2019, marcando um novo recorde de turistas na Europa. Os norte-americanos constituíram a maior parte dos turistas na região, seguidos por visitantes intra-regionais e turistas do Leste Asiático, especialmente da China.
A Europa Ocidental foi responsável por 72% do gasto recorde em turismo até agora. Eduardo Santander, CEO da European Travel Commission, afirma que os destinos do sul da Europa e do Mediterrâneo continuam sendo os favoritos devido ao clima quente e à boa relação custo-benefício. No entanto, destinos do Norte estão ganhando espaço, com aumentos notáveis de turistas na Dinamarca (+38%), Noruega (+18%) e Suécia (+9%).
Destinos europeus menos visitados ou menos movimentados também estão em alta. A Croácia e Malta registraram aumentos de 7,6% e 37% acima dos níveis de 2019, respectivamente. Países com câmbio de moeda favorável, como Bulgária (+29%), Sérvia (+40%) e Turquia (+22%), também viram um crescimento significativo no número de turistas.
Esses dados refletem uma mudança nos padrões do turismo europeu, com turistas buscando destinos menos lotados e com clima temperado no primeiro semestre deste ano. A tendência sugere uma diversificação dos destinos procurados pelos viajantes, contribuindo para o recorde de faturamento previsto para o verão de 2024.