Vou desenhar um cenário aqui. Você tem tempo e dinheiro para investir em um novo empreendimento, mas não tem ideias. Então, você começa a pesquisar franquias. Certo? Seria essa a solução para que você possa empreender?
Sinceramente… Não.
Vamos destrinchar isso. A não ser que aquela franquia que você está pesquisando tenha no seu core business algo que você também goste dentro de si e consiga manifestar. Vou exemplificar melhor. Se você tiver uma paixão pelo mercado gastronômico, mas não tiver o conhecimento técnico ou preparo para abrir o seu próprio restaurante, então, buscar uma franquia no mercado alimentício seja um bom lugar para você dar vazão a esse sonho.
O que eu não recomento é: Business por business, quando olhamos a franquia mais de perto ela não deixa de ser uma espécie de “emprego comprado”. É muito comum que as pessoas não enxerguem desta maneira, que os empresários do mercado de franquias acharem que pelo fato de elas estarem comprando uma marca e um suporte que é muito bem vendido na hora da negociação, mas que na grande maioria das redes franqueadoras, na hora de operar as coisas não são bem assim, elas achem que essa marca e esse suporte é o suficiente para que elas tenham um negócio rentável, mas no mundo real, não é isso que acontece.
O sucesso de um franqueado está diretamente ligado ao umbigo no balcão. À capacidade de gestão que aquele franqueado possui e a presença física dele no negócio específico. O franqueado precisa estar no dia a dia do negócio.
Então, a ideia que muitos franqueados tem de que você está comprando uma marca, vai contratar uma ou duas pessoas e esse empreendimento vai crescer sozinho é totalmente equivocada. Eu recomendo que, se você for uma dessas pessoas você reavalie suas possibilidades, porque pode ser que você esteja assumindo uma premissa que pode ser falsa para a rentabilidade do seu capital.
Agora, se é um assunto que você gosta, se você vai dar vazão ao seu sonho, se você está disposto a ficar lá todos os dias, treinar seus funcionários, a entender os processos do administrativo, entender o que é vendas, entender o que é operação e melhorar tendo o suporte da franquia com a grandeza de uma marca com uma reputação boa, nesse caso, sim, para todos os outros não.