Franquia é a solução

FRANQUIA É A MELHOR SOLUÇÃO?

Vou desenhar um cenário aqui. Você tem tempo e dinheiro para investir em um novo empreendimento, mas não tem ideias. Então, você começa a pesquisar franquias. Certo? Seria essa a solução para que você possa empreender?

Sinceramente… Não.

Vamos destrinchar isso. A não ser que aquela franquia que você está pesquisando tenha no seu core business algo que você também goste dentro de si e consiga manifestar. Vou exemplificar melhor. Se você tiver uma paixão pelo mercado gastronômico, mas não tiver o conhecimento técnico ou preparo para abrir o seu próprio restaurante, então, buscar uma franquia no mercado alimentício seja um bom lugar para você dar vazão a esse sonho.

O que eu não recomento é: Business por business, quando olhamos a franquia mais de perto ela não deixa de ser uma espécie de “emprego comprado”. É muito comum que as pessoas não enxerguem desta maneira, que os empresários do mercado de franquias acharem que pelo fato de elas estarem comprando uma marca e um suporte que é muito bem vendido na hora da negociação, mas que na grande maioria das redes franqueadoras, na hora de operar as coisas não são bem assim, elas achem que essa marca e esse suporte é o suficiente para que elas tenham um negócio rentável, mas no mundo real, não é isso que acontece.

O sucesso de um franqueado está diretamente ligado ao umbigo no balcão. À capacidade de gestão que aquele franqueado possui e a presença física dele no negócio específico. O franqueado precisa estar no dia a dia do negócio.

Então, a ideia que muitos franqueados tem de que você está comprando uma marca, vai contratar uma ou duas pessoas e esse empreendimento vai crescer sozinho é totalmente equivocada. Eu recomendo que, se você for uma dessas pessoas você reavalie suas possibilidades, porque pode ser que você esteja assumindo uma premissa que pode ser falsa para a rentabilidade do seu capital.

Agora, se é um assunto que você gosta, se você vai dar vazão ao seu sonho, se você está disposto a ficar lá todos os dias, treinar seus funcionários, a entender os processos do administrativo, entender o que é vendas, entender o que é operação e melhorar tendo o suporte da franquia com a grandeza de uma marca com uma reputação boa, nesse caso, sim, para todos os outros não.

Mais em

Outubro 2024

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.