Parceria com a EHang possibilita operação de eVTOL, iniciando voos ainda este ano
A Gohobby, líder em distribuição de drones no Brasil e na América Latina, trouxe para o país as aeronaves eVTOL (decolagem e aterrissagem vertical elétrica) em parceria com a EHang, líder mundial em Mobilidade Aérea Urbana. A empresa realizará um evento em São Paulo, no início de 2024, para a primeira exibição pública desse equipamento.
O acordo com a EHang, fabricante chinês, permitirá à Gohobby distribuir oficialmente o eVTOL EH216-S no Brasil. “Estamos confiantes nesta tecnologia e contamos com uma equipe experiente para liderar essa nova forma de mobilidade aérea no país”, afirma Adriano Buzaid, CEO da Gohobby.
A EHang é reconhecida globalmente pelo desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para transporte de passageiros. O fabricante é o único a obter a certificação que autoriza voos automatizados com passageiros, sem piloto a bordo, após quase três anos de processo com a Administração de Aviação Civil da China (CAAC). A Gohobby trabalha junto à ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil, para homologação e certificação do EH216-S no país.
“O eVTOL transformará o transporte aéreo de passageiros e carga no Brasil. Desde meu primeiro voo com um drone em 2010, sabia que era questão de tempo até voarmos com segurança em um equipamento como esse”, diz Buzaid. O EH216-S realizará inicialmente voos de demonstração sem passageiros. Após a certificação da ANAC, estará apto para operações comerciais, como turismo, transporte urbano e entregas emergenciais.
O eVTOL EH216-S da EHang tem capacidade para transportar duas pessoas e bagagem de mão, totalizando 220 kg, com alcance de 30 km. Operando com 12 baterias independentes e 16 motores, a aeronave é pilotada remotamente por meio do sistema inteligente de comando e controle da EHang, permitindo ao piloto gerenciar o voo em tempo real a partir do solo. Com velocidade máxima de 130 km/h, o design elétrico do EH216-S oferece baixos custos operacionais, possibilitando viagens aéreas a preços competitivos.
A demanda pelo eVTOL já se manifesta em diversos setores, como agronegócio, petróleo e gás, companhias aéreas, táxi aéreo, segurança pública e instituições de fiscalização. “Esses setores se beneficiarão da incorporação do eVTOL às suas operações”, conclui Buzaid.
Sobre a Gohobby:
Desde 2010, a Gohobby atua no mercado brasileiro como a maior importadora e distribuidora de drones da América Latina. Especializada na importação e distribuição de VANTs, a empresa oferece soluções para diversos setores, como agronegócio, indústria e transporte de passageiros. Crescendo em média 100% ao ano, a Gohobby projeta atingir R$ 500 milhões em receita anual até 2026.