O Google anunciou nesta quinta-feira (6) que o Google Station chegou ao Brasil, um projeto que libera Wi-Fi de graça em diversos pontos das cidades.
A primeira cidade a receber internet é São Paulo: mais de 80 pontos de acesso já estão funcionando em espaços públicos como parques (Ibirapuera e Chico Mendes), praças (Largo da Concórdia e Praça Silva Teles) e estações de trem da CPTM (como Barra Funda e Pinheiros).
No site do Google Station, é possível conferir o mapa com todos os pontos de Wi-Fi. Para se conectar, basta selecionar a rede “Google Station”, clicar em “Iniciar” e fornecer o seu número de telefone, com DDD. Um código de verificação será enviado por SMS e você deve inserir os quatro dígitos no campo em branco. Toque em “Concluir” e já pode usar a internet.
Internet das coisas à brasileira
O Google também anunciou que lança, ao final do mês, uma série de aparelhos inteligentes em parceria com a fabricante de eletrônicos Positivo. O primeiro produto é um celular embarcado com um botão e ferramentas do Google Assistant, que chegará às lojas ao valor de R$ 279. Juntas, as empresas também lançarão produtos como câmeras e lâmpadas domésticas inteligentes a partir de R$ 99.
Educação midiática e jornalismo
A empresa também está reforçando o Google News Initiative no Brasil, com um desafio de inovação que visa alavancar novos modelos de negócio no jornalismo. Os projetos selecionados poderão receber até R$ 1 milhão. Também cria a Incubadora Jornalística de Nativos Digitais, voltada para aceleração de projetos 100% digitais. O Google também investirá R$ 2 milhões em consórcios e associações de jornalismo no Brasil, entre eles a Abraji, Projor e ANJ. Para apoiar empresas já existentes, a plataforma também implementou na semana passada um programa de apoio a assinaturas que envolve oito veículos na América Latina, incluindo quatro brasileiros.
O Brasil é o oitavo país no mundo a receber a plataforma, que implanta pontos de acesso à internet em países emergentes. Até o final de 2020, outras cidades devem ter Wi-Fi de graça do Google.
No Brasil, o projeto é resultado de uma parceria com America Net e Linktel e é patrocinada pelo Itaú.
“Nossa meta é ajudar o maior número possível de pessoas que estão off-line ou que têm conexões ruins a ter uma conexão de alta qualidade”, diz David Shapiro, chief business officer da área do Google voltada a fazer versões acessíveis dos programas da empresa, a Next Billion Users.
No mundo, o Google Station está disponível em mais de 1.000 pontos de acesso na Índia, Indonésia, México, Tailândia, Nigéria, Filipinas e Vietnã. Nesses lugares, já existem mais de 10 milhões de usuários ativos. A plataforma foi lançada durante o Google for Índia, em 2016.