A Guru Spoc, primeira sociedade processadora de ordens de clientes autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), firmou uma parceria com a Capgemini visando o desenvolvimento de soluções de análise de dados e inteligência artificial no contexto do open finance. A colaboração entre as empresas busca criar um ambiente de dados robusto que transforme informações em valor para os clientes.
O chefe de soluções para seguros da Capgemini, Gustavo Leança, destacou que o plano de desenvolvimento será realizado em etapas, abrangendo desde a implementação inicial do open insurance até a integração com o open banking, culminando no open finance. A parceria visa ir além das exigências regulatórias mínimas, oferecendo carteiras digitais, comparação de preços, portabilidade e gestão de sinistros.
Cássio Amaral, sócio da Guru Spoc, enfatizou a necessidade de soluções avançadas de comparação e cotação de seguros, melhorando a qualidade do serviço tanto para clientes quanto para seguradoras. A intenção é que essas ferramentas avancem para além do multicálculo, permitindo aos corretores uma visão mais ampla e detalhada das necessidades dos clientes.
A parceria também pretende automatizar processos de renovação e aumentar as oportunidades de venda cruzada e otimização de portfólios. Do lado das seguradoras, espera-se uma melhoria significativa na personalização e avaliação de riscos dos clientes, através de uma análise granular de dados.
A integração com outras áreas do open finance, como investimentos e serviços bancários, é uma parte crucial do projeto. A Guru Spoc planeja disponibilizar a primeira fase das funcionalidades, incluindo carteira digital e ferramentas de cotação, a partir de março de 2025. Atualmente, a empresa já opera uma versão beta de testes, com a expectativa de escalabilidade a partir de outubro e novembro de 2024.