Malu Sevieri

Imprimate investe no mercado brasileiro de franquias

Imprimate investe no mercado brasileiro de franquias para atingir todas as regiões do país

 

De olho em um mercado que, no ano passado, movimentou $ 1,4 bilhões no mundo, a brasileira Imprimate, que iniciou suas atividades em outubro de 2011, tem planos de se tornar o maior birô de Impressão 3D no Brasil. Com foco nos mercados de Construção Civil, Arquitetura e Prototipagem, a empresa já possui três franqueados oficiais no sul do país (Caxias do Sul, Curitiba e Joinville), e pretende oficializar mais 20 até o final de 2012, ampliando sua capilaridade para todo o território nacional.

 

A expectativa dos diretores da Imprimate, Caio Alegre e Roberto Saretta, é de que em 2012 a empresa já registre um faturamento de, no mínimo, duas vezes o valor investido, que foi de aproximadamente R$ 500 mil. “Nós estamos investindo bastante em equipamentos de qualidade, com uma tecnologia de impressão colorida que só nós possuímos no Brasil, além de treinamentos específicos para nossos franqueados”, conta Saretta. O resultado é que com cinco meses de atividade a companhia já contabiliza mais de 35 projetos concluídos

 

Desenvolvida com o objetivo de agilizar e baratear os custos de produção industrial, a tecnologia de impressão 3D utilizada pela Imprimate, cuja matéria prima é baseada em gesso e outros compostos como o cianoacrilato, vem se mostrando bastante eficiente em projetos como os de construção e decoração. “Se antes uma maquete levava de 60 a 90 dias para ficar pronta, com a impressora nós demoramos de 15 a 20 dias para entregá-la, com um custo até 30% menor, dependendo do projeto”, explica Caio.

 

Com isso, segundo o executivo, a tecnologia de impressão 3D abriu a possibilidade de utilização de maquetes para projetos de pequeno e médio porte, o que antes era inviável devido ao custo elevado. “Os preços médios desse tipo de trabalho costumam sair a partir de dois mil reais, mas podem chegar a valores mais altos de acordo com o nível de complexidade e detalhamento. Por isso, nossa dica é que o arquiteto já inclua o preço da impressão no próprio orçamento, ou a utilize como um diferencial para conquistar projetos significativos”, diz. Para a área de protótipos menores, como bonecos, os valores podem ser bem mais baixos, a partir dos R$ 250.

 

Outro benefício apontado por ele é uma maior fidelidade ao projeto original, uma vez que o processo de produção é totalmente mecanizado. “Essa fidelidade é fundamental para garantir que todos os cálculos de diâmetro, peso e etc do trabalho de engenharia sejam mantidos, juntamente com o alto grau de detalhamento da parte de decoração. Outro setor muito beneficiado com isso é a própria área médica, que consegue reproduzir protótipos perfeitos que auxiliam muito no pré-operatório, por exemplo”, conclui.

 

Atualmente todo o processo de impressão é centralizado no escritório de São Paulo da Imprimate, de modo que os franqueados ficam responsáveis apenas pela parte comercial em suas respectivas regiões, podendo trabalhar de casa e sem a necessidade de grandes investimentos em máquinas e outros equipamentos. Para isso, a empresa disponibiliza treinamentos e material de apoio às vendas, como folders e amostras dos objetos impressos. Neste caso, o investimento inicial necessário gira a partir dos R$ 19 mil, com valores diferenciados dependendo do porte da região que será atendida.

 

“Como cada franqueado terá exclusividade em sua cidade ou região, considerando uma média mínima de três a cinco clientes por mês para cada um, e com uma comissão que varia entre 20 e 30% sobre o valor das vendas, chegamos a uma média de renda mensal que fica entre 3 mil a 6 mil reais”, afirma Saretta. Segundo ele, o prazo médio para o retorno total do capital investido é de 18 meses.

Janeiro 2025

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