As frases cunhadas pelas redes sociais, como solução e resolução de conflitos, não foram criadas nesta era. A verdade é que digitalizamos muitas práticas antigas e usamos narrativas para atrair, influenciar e, quiçá, vender algo. Mas aqui vai o primeiro conflito: a forma é cada dia mais importante que o conteúdo.
Muitos donos de negócios se deram conta de que o conteúdo é importante para ajudar a promover os negócios e decidiram apostar no tal digital. E eu fico feliz com muitas iniciativas. Mas existe uma diferença entre quem investe e quem especula.
É algo que fica mais visível quando analisamos os resultados. E o que não faltam são as justificativas e teorias de que ainda falta a ferramenta ninja ou investir em novos tipos de conteúdo.
“Mas o outro teve sucesso.” “Basta eu copiar o que ele fez!” Será? Realmente, alguns negócios estão no momento ideal e aproveitando o seu auge. Mas isso talvez represente 1%. A grande maioria vem sofrendo para gerar bons resultados. E quem gera bons resultados aproveita a fase do produto versus demanda ou tem consciência de que as melhorias contínuas demandam ciência.
A minha experiência mais recente diz que precisamos construir uma nova cultura e deixar um pouco de lado certas crenças. A melhor tecnologia não servirá se não houver uma cultura analítica para gerar novos insights. E seguir a estratégia do outro é inépcia.
Um dos exemplos mais atuais de que tudo muda o tempo todo é quando pensamos em buscador. O que vem à mente? Google, claro. Mas ele já foi superado pelos números e buscas em plataformas do Instagram e TikTok.
Consumir ideias antigas como novas tem sido a maior das armadilhas. Estratégias nascem defasadas pelas crenças e valores desalinhados. Ser digital é usar no cotidiano a capacidade analítica de entender os dados e o contexto.
Todo mundo que considera entender a jornada de seu cliente esbarra no momento em que ele usa tecnologia para ter algum tipo de conexão. Não é se, e sim quando.
Para quem ainda não entendeu: ser digital é estar conectado e poder potencializar as suas ofertas e entregas. A escalabilidade de muitos negócios está na forma de saber utilizar o digital. Você pensa diferente? Compartilhe comigo o seu entendimento no Instagram, em @marco_marcelino. Ou, se pensa radicalmente diferente, pode também mandar uma carta. Nosso endereço é Av. Paulista, 1079. 😉