A síndrome de down não impediu o jovem Gabriel Bernardes de transformar sua habilidade para fazer brigadeiros gourmet num empreendimento com uma projeção extraordinária na internet: a Downlicia. Conheça a história desse chef que faz sucesso nas redes sociais – e entre as grandes marcas.
Aos 26 anos, o chef Gabriel Bernardes é um fenômeno das redes sociais. Só no Instagram, seu perfil Downlicia tem 320 mil seguidores. O porquê de tanta popularidade? Em parte, pelos seus brigadeiros gourmet, que viralizaram na internet. Em parte, porque Gabriel é um empreendedor, cozinheiro, embaixador de marcas como Bis e Oreo (Mondelez) e Activia (Danone)… Atividades e conquistas que pouca gente é capaz de associar a alguém que tem síndrome de down.
Mas seu largo sorriso e carisma que salta aos olhos não respondem a todas as questões que o levaram a estar entre os raros selecionados da lista Forbes Under 30, que destaca “os mais brilhantes empreendedores, criadores e game-changers brasileiros abaixo dos 30 anos”. Gabriel não se deixou encolher pelas limitações inerentes a essa condição genética e, com o apoio da mãe e da irmã, soube explorar seu incrível talento na cozinha no universo digital. Projeta, assim, uma imagem tão positiva que acaba sendo procurado constantemente por grandes empresas, seja para trabalhos publicitários (já fez contratos com mais de 40 marcas), seja para servir seus disputados brigadeiros em eventos corporativos.
Quando foi entrevistado para esta matéria da Empresário Digital, por exemplo, recebeu nossa reportagem dentro da Danone. A empresa estava celebrando a volta de seus funcionários ao trabalho presencial e instalou a food bike de Gabriel num dos corredores, para tornar esse retorno ainda mais doce.
Por tudo o que seu sucesso nas redes representa, Gabriel Bernardes expande a noção de influenciador digital. Pois é uma influência e estímulo para qualquer um que precisa enfrentar dificuldades para começar um negócio próprio.
Na conversa que você vai ler agora,
está um pouco dessa lição de vida e empreendedorismo desse chef muito especial.
EMPRESÁRIO DIGITAL Como era sua vida antes de surgir na TV e viralizar nas redes? Já tinha trabalhado com outra coisa?
GABRIEL BERNARDES Antes de aparecer na TV por causa dos brigadeiros, e até mesmo no início dos brigadeiros com a Downlicia, nossa família estava vivendo com pouco dinheiro e passando por algumas necessidades. A Downlicia acabou transformando nossa vida toda, mudando aquela situação.
Eu sempre trabalhei em casa ajudando minha mãe e irmã nas tarefas domésticas. Então, em 2017, enquanto eu não tinha notado que os brigadeiros realmente eram um negócio, trabalhei por três meses em uma empresa terceirizada do Itaú Cultural, na parte de limpeza. Eu sempre gostei muito de ajudar nessas tarefas do dia a dia. Eu gosto da casa sempre arrumada e cheirosa. Achei que poderia contribuir um pouquinho com a renda da família assim: não era alto o salário, mas eu tinha muita vontade de trabalhar e ajudar.
Eu tinha uma vida comum aos garotos da minha idade. Eu estudava, tinha amigos no colégio, no prédio onde eu morava, amigos da igreja que frequento.
EMPRESÁRIO DIGITAL Muita gente na pandemia começou a vender doce para sobreviver. Mas o seu brigadeiro fez um sucesso extraordinário e virou um negócio que se mantém em alta. Você acredita que tem um talento empreendedor por trás disso tudo?
GABRIEL BERNARDES Eu comecei a empreender em 2017 vendendo meus brigadeiros para vizinhos e amigos da igreja. Aos poucos, pelo boca a boca, comecei a receber encomendas de pessoas que eu não conhecia. Um amigo indicava outro amigo, e assim o Downlicia começou a ser um pouco mais conhecido. Nessa época, como eu tinha mencionado, minha família estava passando por uma situação financeira bem difícil. Com as vendas dos brigadeiros, fui conseguindo ajudar nas despesas de casa, pagando contas que estavam atrasadas, fazendo pequenas compras no mercado…
EMPRESÁRIO DIGITAL E como essas vendas no boca a boca se transformaram num negócio de verdade?
GABRIEL BERNARDES Começamos a receber convites para participar de eventos em empresas. Aí já demandava uma dedicação maior, e minha mãe e irmã saíram do trabalho delas para trabalhar exclusivamente comigo. Foi um passo e tanto. Algo decisivo para nós. Hoje somos uma empresa familiar.
Não acredito que seja somente talento ou sorte. Tem muito trabalho por trás de cada evento que eu faço. Empreender dá trabalho. Quem lida com doces sabe que eles precisam estar sempre muito fresquinhos e bonitos.
Para enrolar 1.200 brigadeiros, é preciso acordar às 4h ou 5h da manhã, para dar tempo de enrolar e sair com a food bike para o evento.
EMPRESÁRIO DIGITAL Você fez
algum curso de empreendedorismo
no setor de gastronomia ou de comércio eletrônico? Ou continua sendo tudo pela própria intuição
e a força do seu carisma?
GABRIEL BERNARDES Fiz alguns cursos de gastronomia. Fiz mentoria na Bayer voltada para o empreendedorismo de microempresas. Participei do Youpix, uma mentoria para as redes sociais. Eu penso que o sucesso é um conjunto de ações: intuição, carisma, estudo e dedicação.
EMPRESÁRIO DIGITAL Você praticamente trabalhava sozinho, fazendo e vendendo os brigadeiros. Com todo o sucesso comercial, quanto foi necessário ampliar a sua estrutura? Como é a equipe que trabalha com você hoje?
GABRIEL BERNARDES Comecei sozinho, mas hoje conto com uma equipe que me ajuda (ajuda muito!). Temos um local só para fazer os brigadeiros. Com as encomendas acima de 500 unidades, conto com ajudantes para enrolar os doces. Minha mãe e minha irmã são fundamentais e estão sempre ao meu lado, me incentivando e apoiando meu trabalho.
EMPRESÁRIO DIGITAL E o que pensa para o futuro? Pretende criar novos produtos, aumentar a operação, trabalhar em canais de venda que hoje não usa?
GABRIEL BERNARDES Para o futuro próximo, penso em abrir franquias do Downlicia. Estamos estudando também uma forma de vender pelos aplicativos de delivery.
EMPRESÁRIO DIGITAL Como você lida com o fato de ter se tornado um influenciador digital? Você se sente à vontade nessa exposição?
GABRIEL BERNARDES Eu sempre fui muito comunicativo, sempre fiz muitos amigos. As redes sociais me possibilitaram alcançar mais pessoas e ir além. E eu adoro! Adoro conversar com meus seguidores. Adoro gravar vídeos das receitas que eu amo comer. Adoro quando as pessoas engajam e me estimulam a querer oferecer sempre o meu melhor para elas.
EMPRESÁRIO DIGITAL Muita gente
tem uma visão estigmatizada a respeito
da síndrome de down, como algo incapacitante. Como você reage
quando esse pessoal fala bobagem
nas redes sociais?
GABRIEL BERNARDES A primeira coisa que costumo falar é que, sim, eu tenho limitações, e está tudo bem. Eu não consigo fazer um bocado de coisas, assim como muita gente; afinal, ninguém é super-herói na vida real. Todos nós temos nossas deficiências e nossas habilidades. Minha família sempre me estimulou a desenvolver minhas habilidades, porque as deficiências todo mundo já sabe. Com isso eu aprendi a sempre olhar o copo meio cheio em vez de meio vazio. É uma escolha! Para as pessoas que falam bobagens, elas talvez não tenham tido a oportunidade de conviver com gente diferente delas. Ainda estão em uma bolha. Eu não ligo para isso porque eu também tenho muito que aprender sobre diferenças. Procuro não apontar o dedo e nem ser professor de ninguém. Acredito que, dando meu exemplo real das coisas que eu consigo fazer, em vez de dar sermão, alcanço muito mais pessoas e consigo mudar a visão delas sobre a deficiência.
EMPRESÁRIO DIGITAL Que tipo de mensagem você acha que deixa para outras pessoas com síndrome de down que pensam em começar um negócio próprio?
GABRIEL BERNARDES Acho que a principal mensagem é que todos nós podemos ter sonhos, planos e, sim, a capacidade de realizar tudo que quisermos. Só não desista. Não fique triste com as portas fechadas pelo caminho. Insista e resista. Você com certeza conseguirá conquistar seus sonhos. Fazendo tudo com dedicação, as chances de dar certo são imensas. Nada acontece da noite para o dia. Então continue!