Inovação no relacionamento dos negócios

Você já fechou algum negócio por vídeo conferência? Eu já tinha defendido muitos projetos complexos, mas nunca tinha visto baterem o martelo assim, sem um olho no olho, um aperto de mãos, inúmeros cafés e almoços que sempre compuseram as estratégias de venda. O ambiente é clean, pontual, com poucos espaços para quebrar o gelo, com conversas interrompidas e problemas de conexão. Mas parte desse novo jeito de fazer relacionamento – e de fechar negócios, claro! – pavimentaram novos caminhos.

Smartnetworking. De nada adianta ser uma pessoa ultra conectada se você não sabe como usar a sua rede de relacionamentos de forma efetiva. Conexões: acredito que essa seja a palavra-chave. Não importa se você tem anos de amizade ou liberdade com o seu interlocutor. A conexão precisa ter um significado, ser interessante e gerar valor para ambos os lados. Seu(sua) amigo(a) pode até já ter te ajudado por ajudar, mas dificilmente ele(a) fará isso novamente. Só entregue projetos inéditos, que vão fazer a diferença para quem os recebe, com retorno de investimento e de awareness garantidos.

Um mundo de oportunidades?

A pandemia obrigou tanta gente a criar produtos e soluções, que essa fartura de projetos e ideias disponíveis no mercado nos exige escolher os que realmente funcionam. Existe muito dinheiro à procura de projetos? Nem tanto. Prometer, prometer e não entregar está fora de cogitação. As pessoas querem investir para ter retorno, e com dados objetivos que comprovem isso. Sua ideia pode ser sensacional, mas ela realmente oferece segurança para um investidor? Pense nisso antes de sair vendendo e, principalmente, pense nisso antes de sair comprando.

Seja sempre lembrado(a). Tem muita gente saindo de casa, mas ainda assim os almoços de negócios não voltaram com tudo. Nem sempre convites para encontros presenciais são bem recebidos. OK, mas não é porque você está em casa que não pode alimentar o seu networking. Mande mensagens, use as redes sociais ou simplesmente telefone, mas não suma!

Estude profundamente. É bastante comum no meu dia-a-dia receber projetos lindos, sólidos e consistentes que são apresentados por pessoas totalmente despreparadas. É difícil conhecer todos os assuntos profundamente, verdade. Mas estude, converse com pessoas que sabem e que possam te ajudar a não cometer erros crassos durante uma reunião. Ao contrário das reuniões presenciais, o silêncio e a falta de respostas nos encontros virtuais acabam com uma reunião que poderia ser promissora. Esqueça qualquer improviso. Não há pausa para um cafezinho ou gancho para você mudar de assunto rapidamente, enquanto você ganha tempo para pensar. Prepare-se muito ou é fracasso na certa.

Empatia virtual. Tudo conta. Os 5 minutos atrasados que eram considerados pontualidade no mundo real são inaceitáveis nas vídeo conferências. Quer mais um exemplo de situação constrangedora? Sabe aquele momento inicial em que você aguarda todos se conectarem na reunião? Não permita que o silêncio prevaleça. Esteja sempre preparado(a) para quebrar o gelo com um assunto interessante para todos. Não poderia esquecer de falar sobre as câmeras de vídeo desligadas. Se você está em uma vídeo conferência pressupõem que as pessoas se vejam. Não está preparado(a) para ser visto(a)? Ok, faça uma call. Não é a sua vez de falar? Deixe o microfone no mudo. Seu(sua) filho(a) pode chorar, o cachorro latir ou o interfone tocar a qualquer momento.

Chega de lives! A quarentena gerou uma verdadeira epidemia delas e o formato rapidamente se desgastou. Pesquisa recente do Google Trends mostra que a busca pelas lives caiu 70% no Brasil. Se em março as empresas disputavam lugar nesses encontros para seus executivos, hoje esse não é o melhor caminho para ver e ser visto.

Abra a sua mente. A pandemia trouxe muitos temas sociais para o mundo dos negócios. Diversidade, racismo e violência contra a mulher, entre outras, se tornaram causas defendidas pelas empresas e por líderes setoriais. É necessário acompanhar o desenvolvimento desses assuntos e estar preparado(a) para debatê-los.

­­­­Fuja dos extremos. Saiba defender seu ponto de vista. Debater assuntos polêmicos não significa ser radical. Equilíbrio e ponderação são atributos muito valorizados no ambiente de negócios. Se por um lado é cada vez mais comum vermos empresas defendendo temas socialmente relevantes, que dizem respeito à vida de seus clientes, por outro, posturas radicais e posições políticas e ideológicas extremadas podem te afastar do fechamento de um bom deal.

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Novembro 2024

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