BigData já virou buzzword, não é mesmo? Mas a verdade é que a prática de inteligência e analise de dados tem sido um grande desafio em diversos segmentos, em especial para o varejo.
Trazemos aqui uma pitada do curso de BI que ministramos para um dos nossos clientes recentemente.
Cada vez temos mais dados disponíveis e poucos negócios dominam plenamente o tema. Saber lidar com eles será a chave do jogo.
Como gerir tantas jornadas de consumidores? Como praticar preço dinâmico? Onde estão as oportunidades de mercado? Quais possibilidades de redução de custo e ganho de produtividade.
Vemos gigantes como ViaVarejo e Magalu despontando no mercado e são dois bons exemplos de maturidade na gestão de dados, mostrando o quanto a prática é essencial para quem quer ser líder.
A verdade é que os degraus de maturidade para gestão efetiva de dados são desafiadores e demandam:⠀
1) profundo domínio da estrutura e da qualidade do dado;
2) entendimento objetivo dos desafios de negócio;
3) identificar de maneira muito estruturada o caminho de aprendizado para evoluir numa visão de Inteligência Artificial.
O ponto é que tecnologia e software são um mero ferramental (repositório e algoritmos) que não são nada sem o domínio de uma visão do modelo de negócio e direcionadores estratégicos.
Nossa visão é que precisamos ter ciclos de evolução bem gradativos, dominando profundamente as variáveis da etapa anterior. Tentar pular etapas gera muita confusão e muito pouca solução.
Data-driven e Inteligência de Negócio (BI) são por conta desta complexidade um baita diferencial competitivo. É prática que demanda consistência e resiliência, acelerar neste caso não traz benefícios. Mas quem chega lá tem A SOLUÇÃO para fazer gestão de tamanha complexidade dos negócios atuais, assim como acelera todo o seu fluxo de tomada de decisão (no tempo e na direção).
Com paciência e coerência, este é o modelo vencedor.