Intraempreender?

A importância e o desenvolvimento do intraempreendedorismo nas empresas.

O empreendedor e o intraempreendedor são muitos diferentes, a única semelhança é o desejo pela transformação. O intraempreendedor está inserido em uma cultura, enquanto o empreendedor pode criar a cultura que deseja. Dentro de uma grande empresa é possível empreender com um risco menor, mas também com menos autonomia.

É preciso pensar como um negócio do século XXI. Quando um funcionário vai intraempreender em uma grande empresa, qualquer projeto ou ideia será medido sempre protegendo o negócio principal, dessa forma, algumas vezes os “anticorpos” do negócio principal podem matar a ideia nova que desafie o status quo atual da empresa. Essa é a razão de muitas empresas separarem as equipes, até fisicamente, quando vão apostar em um novo negócio, como por exemplo a IBM quando foi investir em PC’s, que ao invés de ter uma equipe na sede em Nova York abriu uma nova empresa na Flórida.

Grandes empresas têm vários processos estruturados, e isso, inevitavelmente, engessa a empresa, o que vai favorecer o negócio estabelecido e pode dificultar a existência de novas ideias. Se um executivo não sente que o ambiente é favorável a novas ideias eles podem não inovar, por isso cultura é muito importante, é preciso estar aberto a ouvir soluções e estar disposto a alterar processos.

Quando se leva uma ideia inovadora para um grupo de pessoas, existem dois caminhos: o combate a ideia, tentando matá-la, ou a complementação, que permite que mais pessoas sejam parte de uma ideia inovadora.

3 pilares do intraempreendedorismo

1-Todo negócio precisa ser o negócio padrão e mais digital

É preciso conhecer as ferramentas e as tecnologias digitais. Todo negócio precisa conhecê-las. Médicos, advogados e varejistas, entre muitos outros, precisam conhecer minimamente as grandes tendências tecnológicas e como elas podem trazer oportunidades novas para o seu negócio.

2-Conceito de design

Adaptou-se a filosofia de design de objetos físicos para aplicar na resolução de problemas de negócio, essa ferramenta trouxe principalmente a imersão com o cliente, garantindo que as empresas saibam como o cliente usa um produto ou serviço, o que tem mais valor do que qualquer pesquisa de mercado.

3-O conceito de lean

Ciclos curtos para a produção é essencial para a evolução de um negócio. A Amazon costuma chamar isso de “errar rápido, errar barato”. É preciso que seus funcionários possam interromper a produção a qualquer momento se elas virem um problema na produção ou no serviço.

Ensine pelo exemplo

Isso vale para filhos, alunos ou funcionários. O que você diz é importante, mas as pessoas aprendem muito mais pelo exemplo. Se você inibe ideias novas ou centraliza decisões, você não permite que os seus funcionários tenham “cabeça de dono”. É preciso que você seja o primeiro a demonstrar que há espaço para isso.

Hoje, a geração Z principalmente, não quer mais trabalhar com alguém. As relações de trabalho mudaram, ninguém quer mais vender horas de trabalho, eles querem fazer parte de um negócio, querem conseguir colocar ideias em prática, querem realizar um sonho ou, no caso desse artigo, criar uma empresa ou uma nova unidade de negócio dentro de uma nova empresa.

Essa mudança de pensamento precisa vir sempre do dono, é preciso entender que ninguém mais quer ser coadjuvante. Cada vez mais pessoas querem espaço para brilhar. É claro que é difícil encontrar funcionários excepcionais, a melhor maneira de encontrar um funcionário fora de série é sendo um líder fora de série, que hoje é o cara que trabalha ombro a ombro, ele empresta conhecimento e experiência para promover e destacar quem trabalha com ele.

Como pensar o intraempreendedorismo daqui pra frente

É preciso pegar grandes empresas e transformá-las em empresas pequenas, não por reduzir o tamanho ou o lucro, mas sim, no modo de pensar. Conhecimento sem oportunidade de colocar em prática é apenas desperdício de tempo e dinheiro, as empresas precisam dar voz aos funcionários e espaço para criar novas frentes mesmo dentro de empresas que já existam.

Dê aos seus funcionários a oportunidade de errar, de pensar novas ideias, de criar uma ideia maluca que pareça que nunca vai funcionar.

Quando você é dono, ou um executivo de uma empresa com uma cultura de intraempreendedorismo, todos têm o mesmo objetivo que é o futuro da companhia. Quando algumas pessoas passam a pensar em agendas particulares, acaba-se por estragar a possibilidade de crescimento de um negócio. Se você enviou um funcionário talentoso para uma formação de inovação, garanta que ele volte para uma empresa disposta a aplicar o que ele tenha aprendido.

Artigo feito com base na live “Como intraempreender?” em um bate papo com Carlos Henrique Pegurieri. Disponível em: www.instagram.com/tv/CLKJwfKHESO/

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Outubro 2024

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