Malu Sevieri

Investimentos Em Publicidade Devem Crescer

As previsões para o próximo ano começaram. Um relatório publicado pelo Grupo IPG Mediabrands, no estudo “Magna Global 2018”, prevê que os investimentos em publicidade, em Portugal, deverão crescer cerca de 3,3%. A previsão para o crescimento global é de 5,2%. 

Pelo relatório, a televisão em sinal aberto deverá cair 1,7% e os canais por assinatura deverão crescer 10%. Para o meio digital, a previsão é de um crescimento de 18%. 

O meio Publicidade Exterior deverá ter um aumento de 4%, enquanto que jornais e revistas deverão cair 11 e 9%, respectivamente. Já para a rádio, a expectativa é de um aumento nos investimentos publicitários em torno dos 4%. 

Porto Alegre Repensa Mobiliário Urbano 

Relógios de rua, abrigos em paradas de ônibus e placas com nomes de rua são alguns modelos de mobiliário urbano que devem ganhar uma nova licitação na cidade de Porto Alegre, ainda este ano. 

Isso porque, após 90 dias de trabalho da Comissão Especial do Mobiliário Urbano, os vereadores Adeli Sell (PT) e André Carús (PMDB) apresentaram um relatório sobre como esses materiais estão conservados na cidade, além de um projeto de lei (PL) com estudos sobre como solucionar a questão. Segundo o relatório, a maior parte do mobiliário da cidade encontra-se desatualizado e em precárias condições de conservação. 

A previsão é que a proposta seja votada até março, com o início da tramitação do mesmo na Câmara de Vereadores a partir de 1º de fevereiro. Entre as sugestões apresentadas pelo estudo está a redução do tempo de operação da empresa licitada para apenas 4 anos, renováveis por igual período ao invés dos tradicionais 20 anos, a proibição de lambe-lambe, além da utilização de postes, viadutos e tapumes para divulgação, entre outras. 

Contra A Propaganda Irregular Em Abrigos De Ônibus 

A Secretária de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão inicia ação contra ações de vandalismo nos novos abrigos de ônibus instalados pela secretaria de Transportes. 

Apesar da legislação atual proibir a fixação de faixas, placas, cartazes e a pintura de informes publicitários em muros, pontos, abrigos de ônibus, postes, lixeiras, dentre outros, sem que haja prévia autorização do Executivo municipal, os locais servem de base para a instalação de fixação de publicidade irregular. 

A Prefeitura deve notificar as empresas (normalmente veiculando mensagens de financeiras), para que realizem a limpeza e ajustes necessários nos locais sobe penas de multa de 20 UFMs (R$ 1.551,20), além de outras sanções. 

Cidade Limpa Contrariada? 

Painéis publicitários da marca Avon serão instalados no Ibirapuera sem autorização. 

Matéria publicada, no jornal Folha de São Paulo mostra que a Prefeitura de São Paulo autorizou a instalação de sete painéis publicitários da empresa de cosméticos Avon no parque Ibirapuera, contrariando o texto da Lei Cidade Limpa, que regula a publicidade nas ruas da cidade. 

Segundo o texto, a aprovação da instalação, válida por 7 dias, foi obtida três meses após a empresa ter anunciado doações de R$ 2,8 milhões para a prefeitura (livros, eventos de caráter social e uma pesquisa sobre câncer de mama). Segundo a informação, os painéis serão instalados nesta quinta (23) no parque, sob a marquise, em razão da 22ª edição do Prêmio Avon de Maquiagem, que ocorre na mesma noite no prédio da Bienal. As peças medem 3,29 metros de altura por 4,6 metros de largura, formando a exposição “Faces de um Reflexo”, do fotógrafo Gabriel Wickbold. 

Apesar dos painéis remeterem ao nome da empresa, as peças não trazem explicitamente a marca Avon. 

O artigo nono da lei 14.223, de setembro de 2006, aprovada na gestão do prefeito Gilberto Kassab (2006-2012), afirma expressamente que é proibida a veiculação de anúncios nos parques da cidade de São Paulo. Mas, apesar da regulamentação, a instalação dos painéis foi autorizada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e pela CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana), órgão formado por representantes da prefeitura e da sociedade civil. Como o parque Ibirapuera é tombado, os painéis teriam de ser liberados também pelo Condephaat e pelo Conpresp, órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico e artístico. O primeiro atua em âmbito estadual. O outro, no município. 

Mídia Festival Premia Atua Agência 

A Atua Agência, da cidade de Campinas, interior de São Paulo, sagrou-se, mais uma vez, como a grande vencedora da 27ª edição do Mídia Festival. 

O evento, que reuniu participantes de mais de 38 cidades do interior, destacou a Atua Agência como a melhor colocada no ranking geral – título que recebe pela terceira vez neste festival. 

A Atua ficou com o Ouro nas categorias “Mídia Indoor”, para uma peça sobre Doação de Sangue, desenvolvida para a Splice Indústria e “Jornal”, com a peça Pintar a Cara, para o cliente Jornal Cruzeiro do Sul. Além disso, garantiu o Ouro na categoria “Digital – Content” com a ação Martelo de Thor, criada para a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). 

Na modalidade “Vídeo”, a Atua também levou um Ouro com o Filme ‘Torcida’ para o cliente Magnus, que teve a participação do craque Falcão do futsal, e uma Prata com um Filme Institucional comemorativo aos 40 anos da Facens.  

Unindo As Métricas Em OOH 

Não são somente os meios digitais que precisam se reinventar com a presença e mudanças constantes da tecnologia nos seus negócios. Os meios OOH (Out of Home) e DOOH (Digital Out of Home) também vem sofrendo transformações nos seus processos e na forma de uso por agências e anunciantes. Por isso, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) anuncia o lançamento de um Guia de Métricas para estabelecer as melhores práticas de planejamento de OOH. 

O Grupo de Métricas de OOH da ABA, que integra o Comitê de Mídia da entidade, é o idealizador do novo Guia de Métricas OOH que visa atender a grande necessidade de eficiência de métricas que estabeleçam Alcance e Frequência como premissas. 

O material mostra as análises de metodologias disponíveis no mercado brasileiro com o objetivo de estabelecer GRP (Gross Rating Points) comparativo com métricas dos demais meios de mídia.   

O Guia de Métricas OOH tem como base o estudo Global Guidelines on Out of Home Audience Measurement – ESOMAR e também avaliações de experts para que seja traduzido como um manual de como se obter eficiência na construção de Planejamento de Budget e ROI de campanhas publicitárias nesse canal. 

Propagandas Em Banheiros, Quiosques E Bicicletários 

Uma proposta para a liberação de publicidade em determinados equipamentos urbanos como banheiros, quiosques e bicicletários foi apresentada em projeto de lei de autoria do Executivo e chegou à Câmara em setembro. A ideia da Prefeitura é aumentar a oferta desse tipo de serviços na cidade. 

O texto prevê a instalação desse tipo de equipamento urbanos por concessionários que, em contrapartida, terão espaços para a veiculação de publicidade, gerando recursos para a manutenção dos mesmos. 

O texto prevê um contrato de 30 anos quando, vencido o prazo, esses equipamentos serão incorporados à prefeitura. O projeto deverá passar pelas comissões internas da Câmara antes de ser levado ao plenário para debate em dois turnos pelos vereadores. 

A Capital Dos Painéis Digitais 

Aos poucos, a Eídia Exterior (Out Of Home) vai conquistando a independência da mídia impressa. Com o crescimento dos painéis digitais, as possibilidades tecnológicas para impactar os consumidores aumentam exponencialmente. Ferramentas que medem o fluxo diário de pessoas em frente aos painéis já são realidades e ganham força permitindo que as campanhas entreguem muita criatividade e uma eficiência cada vez maior. 

E a cidade de Curitiba vem se tornando referência nacional quando se fala em painéis digitais. A empresa Outdoormidia, única network de equipamentos OOH digitais da cidade, acaba de aumentar para 14 o número de pontos de outdoors nesse formato com a integração dos dois painéis da passarela ecológica do Parque Barigui, um dos mais importantes cartões postais da capital paranaense, e da primeira banca no formato digital. 

Os outdoors ficam em pontos estratégicos de Curitiba, como bairros nobres, centrais e saídas do aeroporto, litoral e interior do estado. Todos contam com sistema de monitoramento que quantifica, com precisão, dados sobre o fluxo total de pessoas que passam em frente aos painéis, além do total de impactos gerados diariamente. 

Ribeirão Preto Proíbe Publicidade Em Abrigos De Ônibus 

O consórcio Pró-Urbano, responsável pelas empresas permissionárias do transporte público de Ribeirão Preto (SP), está proibido de veicular publicidade nos abrigos de ônibus da cidade. 

A alegação da Prefeitura é que a autorização concedida no governo anterior, contraria a Lei n.º 12.730/2012, que regula a atividade de Mídia Exterior na cidade. 

Para o secretário de Administração Angelo Pessini Júnior, a veiculação de anúncios no mobiliário urbano deve ser definida por uma lei específica, de autoria do Executivo, que nunca foi publicada. Para agravar a situação do Pró-Urbano, a Prefeitura ainda alega que a empresa veicula publicidade nesses espaços por meio de outra empresa, o que caracteriza subcontratação e fere o princípio da ampla concorrência. 

O Pró-Urbano afirmou ter autorização para explorar a publicidade e que vai parar a veiculação assim que receber a notificação da Prefeitura. Já o Poder Público alega que o contrato com o Pró-Urbano contempla a exploração de “fontes alternativas de receita”, como a publicidade, desde que com anuência do poder público e respeitada a legislação municipal. Como essa lei nunca foi publicada, a empresa está irregular nessa prática. 

Campanha de mídia exterior faz brincadeira com digital 

Campanha da Sinergy Novas Mídias inova ao apresentar campanha que relaciona OOH e mídia digital 

Ultimamente, quando se trata de verbas para a publicidade, as empresas e veículos têm dado mais atenção para as mídias online e Out Of Home (OOH). Os motivos são diversos, como alcance, penetração e mensuração. Pensando nisso, a Sinergy Novas Mídias criou sua nova campanha institucional, com o slogan: “Aqui não pula”. A ideia da campanha é fazer um joguete entre a mídia exterior (OOH) e a mídia digital. A Sinergy quer mostrar que que nas ruas não existe a possibilidade de pular a propaganda. Como na maioria dos canais de vídeo da internet. 

Eduardo Ferreira, Presidente da Sinergy, explica que não se trata de crítica, muito menos alfinetadas, apenas uma brincadeira ou homenagem. “Estamos brincando com os vídeos do Youtube, que todos adoram e assistem. Eu mesmo assisto vídeos no Youtube frequentemente. Nessa campanha institucional, só fizemos uma brincadeira lúdica com essa situação de quando queremos assistir a um vídeo e entra a propaganda. Mas, na verdade, tudo o que queremos é clicar rápido na opção de pular o comercial e partir para o vídeo”, explica Eduardo. 

Outra questão levantada pelo empresário é o dano causado pela propaganda empregada desta maneira. “Quando consumimos um produto online estamos buscando informação de acordo com o que queremos e escolhemos. Mas quando surge uma janela popup, que abre de repente, ou um comercial que entra sem a nossa permissão”. 

Para ilustrar a campanha, a empresa utiliza uma arte similar a um player de vídeo. Com imagens de um pula-pula, um canguru, um goleiro na hora do pênalti, um sapo ou até mesmo um disco de vinil. As peças estão expostas em bancas de revistas e no mobiliário urbano de Porto Alegre e ficarão até o final deste ano. 

Burger King usa OOH e meme para provocar concorrente, McDonald´s 

Com peças espalhadas por vários bairros de São Paulo, Burger King relembra o meme Raiz x Nutella 

Não é de hoje que as redes de fast food trocam provocações por meio de campanhas publicitárias. A última provocação foi feita pelo Burger King, que espalhou peças por mobiliários urbanos da cidade provocando o concorrente. A comunicação do Burger King faz alusão ao anúncio recente da parceria entre McDonald’s e Nutella e relembra o meme Raiz x Nutella. 

As peças estão nos bairros Bela Vista, Jardim Paulista, Vila Mariana, Jd. América, Itaim Bibi, Pinheiros, Moema, Brooklin, Consolação, Campo Belo, Indianópolis e Vila Olímpia. A decisão de escolher esses lugares foi para estar o mais próximo possível da comunicação feita pelo concorrente. 

Créditos: Jorge Luiz Mussolin 

Heineken incentiva consumidor a transformar a cidade 

Campanha em Mídia Exterior da marca inspira consumidores a serem mais atuantes 

A nova campanha da marca de cerveja Heineken traz uma proposta diferente. Como parte da plataforma Global Cities, a marca transformará um espaço centenário de São Paulo. A ideia é abrir para o público pela primeira vez com uma festa, que acontece ao longo de quatro finais de semana, a partir de fevereiro. Para reforçar a mensagem da campanha, vários anúncios em Mídia Exterior serão divulgados. 

Além da ação em OOH e na reforma do espaço, a Heineken também criou uma propaganda para TV e plataformas digitais. O filme “The Canvas” tem como objetivo incentivar os consumidores a explorarem os segredos de suas cidades. 

“A Heineken inspira seus consumidores a vivenciar a cidade gerando grandes mudanças por meio de pequenos atos, sempre respeitando sua história e cultura” comenta Vanessa Brandão, diretora da marca. 

Marca de cerveja Itaipava cria ação de verão inusitada 

Marca de cerveja instala chuveiro em forma de lata em praias de Santa Catarina e São Paulo 

Em uma campanha de verão inusitada, a marca de cerveja Itaipava desenvolveu um “chuveirão” em formato de lata. O chuveiro possui uma cabine, pensada para dar mais privacidade ao usuário, em formato de copo de cerveja. Então, quando a água escorre para o banho do usuário, dá a ideia de que a cerveja está caindo no copo. 

A ação segue o lema da nova campanha “Viva 100 verões em 1”, a instalação dos chuveiros vem estimular os consumidores a viverem com intensidade que a estação propõe e tudo de bom que ela traz. As super duchas da cerveja Itaipava foram desenvolvidas de acordo com todas as normas exigidas pela Legislação Sanitária e Ambiental Brasileira. Produzidas em fibra de vidro, possuem abastecimento próprio de água potável, escoamento eficaz e captação do efluente. Além de tudo, a água é drenada e reutilizada pelos banhistas. 

Durante toda a estação, promotoras estarão pelas praias, com ações e brindes para quem estiver por lá. As duas duchas ficarão à disposição dos banhistas até março de 2018. 

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Outubro 2024

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