Novo assistente ajuda recrutadores a encontrar candidatos e gerenciar entrevistas
O LinkedIn, maior rede social corporativa do mundo, introduziu o Hiring Assistant, seu primeiro agente de inteligência artificial voltado ao recrutamento. A nova ferramenta foi desenvolvida para automatizar tarefas-chave do processo seletivo, desde a triagem de candidatos até o agendamento de entrevistas. O LinkedIn posiciona o Hiring Assistant como um facilitador que permitirá aos recrutadores focar em atividades de maior impacto, aliviando-os das tarefas mais repetitivas.
O Hiring Assistant é capaz de processar descrições de vagas, selecionar automaticamente uma lista de profissionais qualificados e destacar os principais candidatos para revisão dos recrutadores. Além disso, a ferramenta pode responder a perguntas frequentes sobre as posições oferecidas. Atualmente, o Hiring Assistant está em fase de testes com grandes empresas, incluindo AMD, Canva, Siemens e Zurich Insurance, que integram um grupo seleto de usuários iniciais. O LinkedIn projeta que a ampliação do acesso ao assistente de IA ocorrerá no próximo ano, beneficiando um número maior de empresas.
A ferramenta ainda está em fase de evolução, com novos recursos planejados para breve, como suporte para mensagens automatizadas, agendamento de entrevistas e acompanhamento das etapas do processo seletivo, desde dúvidas antes das entrevistas até o pós-entrevista. A criação do Hiring Assistant reforça a estratégia do LinkedIn em fortalecer suas soluções para recrutadores, uma das categorias mais lucrativas para a plataforma.