Se performance era o mantra para os planejamentos estratégicos até aqui, a palavra de 2021 é RESILIÊNCIA.⠀
Resiliência é a prioridade dos executivos hoje e à medida que o mundo dos negócios se torna cada vez mais incerto e volátil, as empresas que desenvolveram intencionalmente recursos para lidar com a ambiguidade e a imprevisibilidade – em uma palavra, resiliência – têm maior probabilidade de prosperar. Esses são os apontamentos colocados em artigo da BCG recentemente.⠀
Ser resiliente implica em atuar em 6 dimensões:⠀
01) Desenvolver uma operação ágil: ter uma cadeia digitalizada, automatizada com apoio de Inteligência Artificial.
02) Empoderar pessoas: trazer maneiras ágeis de trabalhar com apoio da tecnologia, forte conexão entre as pessoas e senso de propósito compartilhado.
03) Acelerar dados e digital: arquitetura baseada em APIs e micro serviços, com data base que habilita a inovação rápida.
04) Foco em cibersegurança: tema na pauta estratégica do CEO, cadeia operacional e plataformas com parceiros segura.
05) Fortalecer o financeiro: modelos de negócios leves, processos digitalizados para controle, auditoria e planejamento.
06) Proteger e potencializar o top line: jornada do consumidor integrada com recomendação personalizada.
Os planos devem envolver 3 perspectivas: como atuar na crise mantendo o negócio, como se recuperar e como construir simultaneamente o cenário futuro, preparando a empresa para uma nova realidade.⠀
“A metáfora é que durante 30 anos a gente procurou unicórnio, mas na pandemia chegamos na beira do deserto e concluímos que o unicórnio não vai passar o deserto porque precisa de água. Então, agora será preciso encontrar um camelo para atravessar o deserto sem beber água durante três dias”- Disse o professor de estratégia da Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente Alves.⠀Como está seu plano para ser resiliente?