Ultimamente tenho conversado com alguns pequenos e médios empresários e percebo neles uma grande ansiedade em estar no meio digital, evoluir no marketing de conteúdo e se apropriar dessa relação tão próxima com o consumidor. O empreendedor reconhece o poder de uma estratégia digital ainda que não saiba como implementá-la.
Vejo que as grandes empresas, assessoradas por suas agências de marketing digital, têm evoluído e construído estratégias digitais e de marketing de conteúdo, mas o médio e pequeno empreendedor ainda não achou este caminho.
Para exemplificar, basta olharmos o perfil pessoal nas redes sociais de algum empreendedor para notar que este passa a publicar exclusivamente conteúdo relativo ao seu negócio.
Há ainda aqueles perfis que mesclam o pessoal com o profissional e o cliente acaba tendo acesso a conteúdo da vida pessoal daquele profissional.
Outros empreendedores optam por divulgar unicamente o seu produto e marca, normalmente reaproveitando conteúdo de alguma campanha off-line.
Recentemente li em um post a reclamação de um empreendedor que dizia vender um produto de alta qualidade, mas que perdia clientes que optavam por produtos concorrentes de menor qualidade e preço.
Fui dar uma olhada no conteúdo dos canais dele, e o que ele postava diariamente basicamente era apresentar o seu produto e as variações que ele tinha.
Observando suas publicações percebi que seu conteúdo era apenas um conjunto de variações sobre seu portfólio de produtos perdendo, assim, uma grande oportunidade de contar sua história para o consumidor, mostrar de onde vêm seus ingredientes, como é feito seu produto, quais as suas preocupações ao desenvolver o cardápio.
O consumidor jamais terá condições de saber o quanto um produto é diferenciado se o conteúdo digital não levar em consideração uma abordagem que conte ao cliente o que ele precisa saber.
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