Malu Sevieri

MARKETING NÃO É VENDAS, MAS SAIBA COMO ELE AJUDA NOS RESULTADOS

Cada um tem uma visão e eu gostaria de compartilhar a minha sobre Marketing. Eu gosto de pensar que marketing é a relação da sua marca e, por consequência, dos seus produtos e serviços com o mercado. Mas quem é esse tal de mercado? São as pessoas que vivem dentro das organizações, no caso do seu negócio ser focado em empresas e não no consumidor final, pessoa física. O mercado é feito de pessoas. E são para elas que você precisa, de verdade e transparência, planejar a sua melhor estratégia e demonstrar os benefícios do seu produto.

O Marketing deve ser a área responsável por saber, em primeiro lugar, se o seu produto está dentro da área de interesse das empresas e pode ser atraente para elas. Muitos ignoram a necessidade e benefícios dessa pesquisa preliminar e gastam, além do dinheiro, o TEMPO que não volta e está cada vez mais escasso. Pular etapas é um dos maiores erros de quem quer fazer o Marketing caminhar rápido para gerar resultados. Vamos ver se eu entendi: se o que eu fiz ontem reflete nos resultados de amanhã, um erro seria abandonar a estratégia adotada bem no meio do caminho? Abandonar talvez não, mas um acompanhamento constante para melhorar a sintonia fina da estratégia adotada, sim.

Outro ponto importante a ser considerado é a frequência. Fazer sempre é garantir que a sua marca e os seus produtos e serviços estejam sempre presentes na mente, e no dia a dia, dos seus consumidores. Se você abandonar uma estratégia, esteja certo que não só vai deixar com que outro ocupe o seu espaço, como irá criar pontos de conflitos que dificultarão o seu retorno para o mercado. Quem sempre investiu na relação internacional, ainda com o dólar baixo, hoje está colhendo os frutos da exportação de maneira diferente dos que agora vão começar a estruturar suas vendas para o exterior por conta da alta do dólar.

O marketing ajuda sim a vender mais. Mas é responsabilidade do Marketing fazer isso de maneira planejada, profissional e técnica, sem criar novos pontos de conflitos e aversões com o mercado e os canais de informação e publicidade. O produto precisa atender as necessidades dos clientes e se isso não acontece, ou você muda o produto ou procure outros públicos que se interessem por ele. O produto precisa dar lucro para a empresa e Marketing é uma área de investimento que deve fazer parte da composição do preço final do produto.A empresa precisa entender que o engajamento das pessoas vem da realização e o reconhecimento que pode ou não ser financeiro.

Para o Marketing, a palavra NÃO é um ponto de objeção a ser vencido. E a única maneira para que isso ocorra é aumentar a percepção dos envolvidos para que todos façam o que sabem fazer. Não sei quem foi que emitiu esse conceito, mas gosto muito da frase: Saber e não fazer é não saber.

Um abraço,

Mais em

Novembro 2024

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.