Segundo levantamento do G1 junto aos dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até a última quinta feira (22), o maior gasto dos candidatos nas campanhas políticas até agora tem sido em publicidade com materiais impressos.
A quantia de R$ 174,5 milhões gastos em materiais impressos representa aproximadamente 20% da despesa total das campanhas nestas eleições municipais, que é de R$ 879 milhões. Os dados mostram que os candidatos tem gasto mais neste tipo de propaganda do que com produção de programas de rádio, vídeo ou televisão, que somaram bem menos: R$ 74 milhões gastos.
Em uma eleição com limite de gastos e que as doações de empresas foram proibidas, a mídia impressa se destaca mais uma vez, sendo a preferencia geral dos candidatos. Os materiais impressos para campanha incluem cartazes, colas, panfletos, santinhos e muito mais. Os santinhos, principal forma de divulgação do candidato às vésperas da eleição, representam um gasto de R$ 38 milhões no budget da campanha.
Os números podem mudar até as eleições no dia 2 de outubro devido a prestação de contas dos candidatos ser realizada a cada 72 horas à Justiça Federal.