O tema inovação caiu no lugar comum, assim como tantas outras atividades de Marketing. Tal qual CRM, Digital e agora o “mais novo” Big Data, todos reconhecem sua importância, buscam aplicá-la perifericamente em suas empresas, mas poucos são os que a praticam de forma genuína. Fala-se mais do que se executa. Faz-se mais errado do que minimamente correto e investe-se menos ainda do que se propaga em comerciais de 30 segundos ou em promessas de produtos.
Como muito bem diz Jaime Troiano no estudo “Inovação: olhando para trás”, que publicamos nesta quarta-feira, todos os profissionais de Marketing carregam consigo este desafio. Uma grande questão, segundo o especialista em branding, é que “ser inovador hoje acaba sendo mainstream”. Entre os principais erros cometidos está o de confundir inovação com tecnologia ou acreditar que o ato de criar é um olhar fixo para o futuro: “Uma visão ingênua de inovação como algo que acontece apenas daqui para frente”.
No branding, o caminho para a inovar é…
Por Bruno Melo
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