O Mercado Livre, uma das maiores plataformas de ecommerce da América Latina, entrou no processo de avaliação para adquirir a Linx, empresa especializada em software de gestão para o varejo. A Stone, que detém a Linx, colocou a companhia à venda e espera propostas não-vinculantes até o final de outubro. A transação envolve a participação de outros interessados, como GIC, Advent, Constellation e dois players internacionais, sem presença na América Latina.
A aquisição pode ser estratégica para o Mercado Livre, principalmente em função do recente lançamento de um software de gestão pelo Mercado Pago, braço financeiro da empresa. A solução é voltada para pequenas e médias empresas, e a integração com a Linx poderia acelerar esse segmento, unificando a gestão de vendas e estoque em canais físicos e digitais.
O pitchbook preparado pelo JP Morgan, assessor da venda junto ao Morgan Stanley, projeta um EBITDA superior a R$ 300 milhões para a Linx em 2023, frente aos R$ 244 milhões do ano anterior. A Stone busca um valuation em torno de R$ 4,5 bilhões, com base em um múltiplo de 15x EBITDA. A Totvs, que poderia ser um concorrente natural, ainda não entrou oficialmente na disputa, embora haja especulações de que possa se envolver nos estágios finais.
O processo atraiu empresas de diferentes segmentos, indicando o interesse crescente no mercado de software para o varejo. Além da robustez do setor, a integração de soluções digitais que otimizem operações omnichannel tem se mostrado um fator chave para players do mercado.