O Mercado Livre anunciou que irá dobrar o número de centros de distribuição no Brasil até 2025, como parte de um plano de expansão que visa aumentar a eficiência logística e o alcance das entregas em até um dia. A operação, que inclui a inauguração de 11 novas unidades no Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Paraná e São Paulo, deve impulsionar a capacidade de atendimento em diversas regiões. O objetivo é expandir em 40% o número de cidades atendidas pelo serviço de entrega rápida, que atualmente abrange 232 municípios.
Atualmente, o Mercado Livre possui 10 centros de distribuição no Brasil, metade deles no estado de São Paulo. Com o Brasil sendo seu maior mercado, seguido de México e Argentina, a empresa já anunciou novos centros logísticos em Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal até o final deste ano. Em 2025, além da ampliação em estados já atendidos, como Rio de Janeiro e Bahia, o Paraná e o Ceará receberão suas primeiras unidades.
Essa expansão faz parte de um investimento de R$ 23 bilhões no Brasil, divulgado no início de 2024, e a expectativa é que os novos aportes superem esse valor no próximo ano. Segundo Fernando Yunes, vice-presidente sênior de e-commerce e líder do Mercado Livre no Brasil, o plano de investimentos para 2025 será ainda maior, reforçando o compromisso da empresa com o crescimento sustentável no país.
Com foco em entregas mais rápidas e redução de custos de frete em até 50%, dependendo da região, o Mercado Livre espera aumentar sua participação de mercado, como aconteceu na Bahia, onde uma unidade inaugurada em 2022 resultou em um aumento de 15 pontos percentuais na penetração da companhia. Além dos novos centros de distribuição, a empresa também ampliará sua frota aérea, que passará a contar com nove aviões dedicados à logística, operados em parceria com a Gol.
Além do foco logístico, a empresa está reforçando sua presença em segmentos como moda e supermercados, com iniciativas para atrair lojistas em áreas estratégicas e uma nova campanha publicitária para promover o supermercado online. Durante o evento Mercado Livre Experience, foi anunciado que a plataforma também vai expandir suas soluções para pequenas e médias empresas, por meio de um software de gestão gratuito oferecido pelo Mercado Pago.