A nova psicologia do sucesso
Acabo de terminar a leitura de “Mindset: A nova psicologia do sucesso”, de Carol Dweck, um livro fantástico sobre motivação e perspectiva. Um conceito central de Mindset é que: “a visão que você adota para si mesmo afeta profundamente a maneira como você leva sua vida”. Este livro me explicou os fundamentos do autoaperfeiçoamento e me impulsionou para um caminho de sucesso criativo.
Não que o sucesso venha facilmente ou rapidamente apenas por essa leitura. O domínio de uma habilidade leva tempo, é um longo caminho a ser percorrido, a maior parte sozinho, e você deve viajar por conta própria. Mindset pode lhe dar as habilidades básicas de navegação para fazer a viagem.
Então, o que há de tão especial no Mindset?
Dweck faz um caso convincente do porquê as limitações em nossa, vida muitas vezes, são autoimpostas. Com exemplos e pesquisas ela demonstra porque algumas pessoas dominam um determinado campo e desfrutam do sucesso, enquanto outras frequentemente fracassam. Por quê, você pode perguntar. Como?
Desde nossas primeiras situações familiares e sociais, muitos aprendem que a inteligência e o talento são determinados por nossos genes; ou seja, temos uma mentalidade fixa de nossas habilidades.
Pessoas com uma mentalidade de crescimento encontram uma maneira de alcançar seus objetivos. Quando encontram bloqueios, elas não veem suas próprias limitações. Ao invés disso, veem um desafio a ser vencido e encontram uma maneira de aprender o que é necessário para continuar. De acordo com Carol, podemos diferenciar as mentalidades, fixa e de crescimento, através de várias situações.
Desafios
Pessoas com mentalidade fixa evitam desafios, porque isso as faz sentir que não são talentosas ou espertas. Perdem o interesse quando o trabalho se torna difícil e desistem facilmente.
Aqueles com uma mentalidade de crescimento buscam e prosperam com desafios.
Contratempos
A mentalidade fixa, deixará que um revés, concedendo ao ocorrido o poder de medir a inteligência básica e suas habilidades para sempre.
Já, a mentalidade de crescimento, não permite que um único resultado
defina as suas capacidades ou – mais importante – o seu potencial. Isto me lembra que Martin Seligman escreveu em “Learned Optimism”: pessoas pessimistas pensam nos reveses como permanentes, universais e internos; enquanto pessoas otimistas veem
os reveses como temporários, específicos e externos.
Esforço e resultados
Pessoas com uma mentalidade fixa acreditam que o sucesso deve ser conquistado sem esforço – que você nasce com talentos e habilidades naturais e fixam tudo no resultado.
A mentalidade de crescimento nos faz acreditar que temos que trabalhar duro para alcançar o sucesso, ele não vem naturalmente. São as pessoas aplicadas, que dão o melhor de si, resolvem problemas desafiadores e importantes.
O que faz um Growth Mindset?
Uma mentalidade de crescimento vê um bloqueio de estrada como o próximo passo na jornada, um presente que permite que a você se adaptar à paisagem mutável do seu campo. O truque é descobrir o que é exigido para superar o bloqueio ou, talvez haja uma forma de contorná-lo. Muitas vezes, você precisa de ajuda, de lições ou de um técnico.
O único truque simples do crescimento
Se o livro fosse resumido em uma única frase, seria: quando perceber que não sabe algo, ou como fazer algo, admita que precisa de ajuda e descubra como obtê-la.
Mas, leia o livro, porque é a evidência convincente apresentada no livro que ajuda o leitor a ver suas limitações em si mesmo, como obter a ajuda que precisa em determinada situação.
Cuide de você mesmo
Estamos vivendo um momento de regeneração global. Portanto, faça algo agradável e leia o livro. Em seguida, leve as lições a sério e cuide de si mesmo.
Eu, definitivamente, me identifiquei com o conceito central de que a visão que temos de nós mesmos terá um grande impacto na maneira como vivemos. Não vejo a mentalidade como uma coisa binária.
Podemos nos comportar com uma mentalidade fixa ou de crescimento em diferentes situações e em vários pontos da vida. Elas nunca rompem o contato com o grupo e estão constantemente transmitindo informações que recebem.
Ao contrário da crença comum de que elas trabalham o tempo todo, as abelhas realmente passam dois terços de seu tempo sem fazer nada. Elas trabalham duro com dedicação e disciplina inabaláveis, mas também descansam bastante para se recarregar.
Se o sucesso é seu objetivo, então o trabalho em equipe, a eficiência e a comunicação são seus melhores aliados. Você precisa liderar bem, aproveitar as oportunidades de seu dia, cultivar uma ética de trabalho positiva e prosperar na gestão da mudança.
Estes traços e comportamentos das abelhas refletem os das pessoas altamente eficientes, portanto, viva dentro de suas possibilidades, seja absolutamente bom e leve tempo para descansar e recarregar.
Concordando ou não com minhas reflexões, uma coisa é certa: a natureza é uma impressionante professora de 5 bilhões de anos, com modelos testados, aprovados e melhorados que nos convida sem imposições a ajustar as lentes de nossa percepção para um olhar mais atento das complexidades a nossa volta. E uma característica notável da Sociedade do Conhecimento é que para aprender, não precisamos ser ensinados. Basta apenas fazer como as abelhas, colher e digerir o conhecimento, dando função a ele.