NRF 2025 destaca resultados e caminhos para inovação com IA no varejo

Foco na eficiência e gestão de dados marca nova fase da Inteligência Artificial.

A edição de 2025 da NRF, principal evento global do varejo, consolidou a Inteligência Artificial (IA) como elemento central da estratégia empresarial. Mais do que um diferencial, a IA agora é tratada como infraestrutura essencial para eficiência e escalabilidade, com resultados concretos em faturamento e otimização de processos. Um estudo da Adyen revelou que empresas que utilizam IA em transações de pagamento economizaram até 59% em taxas de intercâmbio e aumentaram suas receitas em US$ 7,5 bilhões.

A integração da IA permite, por exemplo, o monitoramento de transações em tempo real, identificando comportamentos suspeitos e evitando fraudes antes que ocorram. No varejo, a tecnologia tem automatizado operações, garantindo transações mais rápidas e precisas, além de melhorar a experiência do consumidor ao reduzir atritos nos processos de compra. No entanto, o avanço da IA exige maior atenção à gestão de dados.

O desafio principal está na coleta e tratamento de dados estruturados. As empresas precisam considerar todos os canais de vendas e pontos de contato com o cliente para construir estratégias que reflitam com precisão as necessidades do mercado. A aplicação eficiente da IA requer a escolha de modelos específicos para cada problema, evitando desperdício de recursos. Após a implementação, o monitoramento contínuo é necessário para ajustes e melhorias.

A transição para essa nova etapa tecnológica também é impulsionada por um cenário econômico desafiador, com inflação e juros altos. Nesse contexto, a IA tem se mostrado uma aliada importante na escalabilidade e na antecipação de comportamentos de consumo. Com base em dados processados, é possível criar programas de fidelidade, prever tendências de compra e aumentar taxas de aprovação de pagamentos, incrementando o desempenho operacional.

Com a maturidade da IA, o varejo caminha para um novo ciclo de inovação. As infraestruturas tecnológicas robustas prometem transformar a gestão de dados em vantagem competitiva, ao mesmo tempo em que preparam o setor para explorar novas oportunidades de crescimento e eficiência, beneficiando consumidores e empresas.

Janeiro 2025

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.