Recentemente as três gigantes, Apple, AT&T e Disney, promoveram e disponibilizaram aos clientes seus Canais de VOD (Video on Demand) com o nome e o sufixo + (Plus), gerando no mercado o chamado “Momento Plus”.
A revolução anterior que o setor audiovisual havia enfrentado tinha sido com a chegada do Home Vídeo, que modificou por completo a indústria de cinema no Brasil e no mundo, propiciando uma nova experiência de consumo em todos os lares.
Os VOD`s (Video on Demand), até meados de 2019, eram interpretados como uma grande interrogação, apesar de seus números expressivos, pois o mercado audiovisual e canais tradicionais possuíam uma resistência em acreditar no poder desse novo modelo de negócio baseado em vídeo sob demanda.
Neste último ano, no entanto, houve uma grande explosão deste modelo de negócio, já que os canais tradicionais viram o comportamento publicitário decair abruptamente. Algumas gigantes, que acompanharam de perto esta mudança, tomaram a liderança nos lançamentos:
A Apple utilizou como facilitador o aplicativo Apple TV que é instalado em todos os seus equipamentos no pacote padrão, buscando com isso uma grande conversão de base de assinantes, pois possui a base de cartões de crédito já vinculada a conta da Apple Store. Além disto, tem oferecido aos seus novos clientes um ano de assinatura do Apple TV+ gratuitamente, arrebanhando ainda mais usuários.
A AT&T, hoje dona e controladora dos poderosos grupos de mídia Warner Bros, Turner e HBO, apresentou a HBO Max ou, dentro do mercado audiovisual, a AT&T Plus. As empresas do grupo prometem trazer uma biblioteca de conteúdos incrível e, ainda utilizar a estratégia de entrega de uma Telecom como a AT&T e suas parceiras. A operação da HBO MAX ainda não tem data para lançamento na América Latina, mas existem rumores de novas parcerias com outras empresas de Telecom na região, fazendo com que o seu posicionamento seja rápido também.
A Disney Plus, lançada nos Estados Unidos no último trimestre de 2019, já superou 60 milhões de assinantes. A Hulu, empresa pertencente também à Disney Company, coopera com tais números, pois possuem ações cruzadas de vendas. A Disney Plus trouxe os conteúdos da Disney, Marvel, Fox e Pixar em uma única plataforma, e já é vista como a grande estrela a ser lançada no Brasil em novembro de 2020.
O mercado brasileiro possui números incríveis para o mercado de VOD. Com mais de 214 milhões de habitantes, o Brasil possui mais de 149 milhões de usuários de internet, embora somente 7% assinem um serviço de VOD.
Os números indicam que existem mais de 300 milhões de aparelhos celulares móveis com acesso a internet, o que significa que existem em torno de 2 aparelhos por usuário de internet no país. O Brasil é, ainda, o terceiro maior mercado mundial para a plataforma Youtube.
O ano de 2020 trouxe um cenário extraordinário para o mercado de plataformas digitais de vídeo, devido a mudança de comportamento de consumo provocada pelo lockdown.
Com isso, houve um crescimento extraordinário de consumo, forçando as plataformas digitais a acelerarem seus planos de expansão e crescimento. A gigante Amazon, com o Amazon Prime Video, obteve um crescimento expressivo no Brasil e em outros territórios da América Latina, usando o serviço de vídeo para atrair novos assinantes também para a sua plataforma de operação no varejo.
Nos próximos meses, espera-se mais uma modificação neste cenário, com a entrada de plataformas de vídeos no formato AVOD (Advertising Video on Demand) na América Latina. Estas, prometem ser plataformas de vídeo inteiramente grátis e com anúncios que garantam a sua receita, da mesma maneira que o Youtube, que ate então tinha o monopólio deste modelo.
Importantes nomes como a PlutoTV, que pertence ao grupo Viacom, e o TUBI, que pertence ao grupo New FOX, farão em breve o lançando de seus serviços para o Brasil.
Isso só foi viável com a modificação do mercado publicitário digital e também com a movimentação da ROKU para o mercado da América Latina. Hoje, a ROKU possui mais de 54% do mercado de SmartTVs nos Estados Unidos e revolucionou o mercado de AVOD com uma agressiva operação de venda de publicidade para todas as plataformas digitais que utilizam seu ecossistema.
Em uma visão ampla, o mercado de VOD é enorme e com mais de 3000 plataformas já publicadas, mas ainda possui espaço para o crescimento de novas.
O modelo anterior de consumo, com TVs a cabo e canais abertos, tem sido modificado rapidamente, passando para as plataformas digitais, em que tanto clientes quanto produtores, buscarão seus nichos de mercado específicos, ligados diretamente ao seu tipo de conteúdo, estratégia comercial e campanhas de marketing.
Este novo momento para o mercado audiovisual está trazendo também novas maneiras de atendimento, negociação de conteúdo e construção de marca, além de novas tendências e, até mesmo, licenciamento de produtos, com reflexos no varejo.